Publicado 04/02/2015 11:37:11

Volta às aulas: Como montar uma lancheira saudável?

Frutas são fundamentais

Com a volta às aulas, surge sempre a mesma preocupação: o lanche das crianças. A cada ano que passa, essa tarefa parece ficar mais difícil porque as opções, quase sempre industrializadas, como bolos, biscoitos, bolachas, sucos prontos têm muito açúcar, sódio e conservantes. Em contra partida acabam sendo mais práticas e rápidas na hora da escolha dos pais, mas bem menos saudáveis.

Então, como montar uma lancheira minimamente saudável e prática? Para espantar a preguiça criativa e a tentação de encher a lancheira da garotada com um monte de coisas industrializadas, vou dar algumas sugestões saudáveis.

Como montar uma lancheira saudável?

BEBIDAS
•    Sucos de frutas naturais(faça o suco sempre antes de sair de casa, mantenha armazenado em uma garrafa térmica escura e bem vedada, assim haverá pouca perda de vitaminas principalmente a vitamina C. Mesmo com a perda, ainda possui muito mais vitaminas que um suco de caixinha) ou de Polpa de frutas congeladas;
•    Bebidas fermentadas;
•    Iogurte;
•    Achocolatado feito em casa (com cacau em pó e açúcar orgânico);
•    Água de coco natural;


FRUTAS
•    Pera com casca (para não escurecer)
•    Maçã com casca (para não escurecer)
•    Banana com casca (para não escurecer)
•    Morangos inteiros
•    Cerejas inteiras
•    Uvas sem semente
•    Manga picada
•    Melancia picada
•    Melão picado
•    Laranja picada
•    Kiwi cortado ao meio (você manda uma colher para a criança comer “cavando” a fruta)
•    Abacaxi picado
•    Saladinha de frutas com granola
•    Espetinhos de frutas variadas (corte a ponta do espeto ou faça ele com canudinho)
•    Banana passa

Cookies orgânicos e wraps são boas soluções

COMIDINHAS
•    Wraps (são aqueles enroladinhos de pão sírio que parecem panquecas: você coloca o recheio de sua preferência e enrola)
•    Cookies integrais orgânicos
•    Bisnaguinha integral com geleia
•    Torrada integral com geleia
•    Bolo caseiro (de preferencia que levem algum cereal integral, como: aveia, linhaça, quinoa. E enriquecer também com frutas, e legumes como: cenoura e beterraba)
•    Pão de queijo caseiro puro ou recheado
•    Pão integral, queijo branco e cenoura ralada
•    Pão integral com mel ou geleia de frutas (se não for caseira, prefira as versões sem adição de açúcar)
•    Biscoitos orgânicos de aveia e mel
•    Espetinhos de queijo com tomate cereja (corte a ponta do espeto ou faça ele com canudinho)
•    Bolinhos de arroz assado (melhor ainda se for de arroz integral)
•    Cenoura “baby”
•    Granola para misturar com iogurte
•    Biscoito de polvilho
•    Mini pão francês com patê
•    Pão de batata com manteiga e alecrim
•    Pão de forma integral com creme de ricota (você mistura a ricota e ervas com creme de leite ou iogurte)
•    Torradinhas com patê de ricota e manjericão
•    Pão de leite puro, com manteiga ou geleia
•    Palitos de pepino
•    Pão de milho puro ou acompanhado
•    Biscuit com patê (você manda o patê em um potinho separado)
•    Saladinha de legumes com cenoura baby, tomate cereja e ovos de codorna

MENU DO RECREIO
Agora use sua imaginação, experimente colocar um ingrediente de cada grupo acima! Não esqueça da garrafinha de agua mineral! Misturar frutas, inventar sanduiches e bolinhos saudáveis, usar menos embalagens prontas na lancheira são bons ingredientes do cardápio da volta às aulas!

Divirtam-se!


QUER FAZER UM PLANO ALIMENTAR INDIVIDUALIZADO? MARQUE UMA CONSULTA: 2520-5881

Débora Perçu Martins
Nutricionista Clínica e Esportiva
CRN4 03100939

Comentários

Nenhum comentário nesta notícia. Seja o primeiro comentando abaixo!

Comente sobre esta notícia