Publicado 01/12/2014 13:29:38

Você sabe o que é Intolerância Alimentar?

A Intolerância Alimentar é uma consequência de processos digestivos mal concluídos

A Intolerância Alimentar é uma consequência de processos digestivos mal concluídos (que tanto podem ocorrer com o leite como com a alface, por exemplo) que tem como origem situações tais como problemas a nível de enzimas digestivas, alterações a nível de PH do estomago, patologias ou sub funcionalidade vesicular, alterações de permeabilidade a nível da mucosa intestinal ou alterações de flora intestinal. Sabemos que seja qual for a origem, há metabolitos residuais que são a consequência e simultaneamente o início do problema..

Às vezes estes sintomas demoram a surgir, são mais tardios e assim são facilmente confundidos com outras doenças, induzindo a prescrição de medicamentos para combater os sintomas, que na realidade não combatem a causa.

Já na Alergia Alimentar, há uma resposta exagerada do organismo à determinada substância presente nos alimentos que ocorre após o consumo do alimento ou do aditivo alimentar desencadeante e independe da quantidade ingerida. A reação é bem mais rápida que na intolerância! Facilitando sua identificação.

A intolerância alimentar tem uma característica curiosa, ao invés de a pessoa evitar o alimento que faz mal, ela pode desenvolver inconscientemente grande atração ao alimento que lhe causa problemas.

Como consequência vamos ter uma deficiente absorção metabólica dos nutrientes e de medicamentos, bem como resíduos metabólicos que o organismo reconhece como corpos estranhos. E como reage o organismo na presença destes corpos estranhos? Vai eliminá-los através de processos inflamatórios e putrefativos. E aí começam os problemas.

tabela

Os sintomas da INTOLERÂNCIA ALIMENTAR geralmente são:
DOR ABDOMINAL;
GASES;    
DIARREIA OU PRISÃO DE VENTRE;
ENJOO;
VÔMITO;
SÍNDROME DE DUMPING: enjoo, vômito, rubor facial, dor abdominal, suor em excesso, tontura, cólica, palpitação cardíaca, barriga inchada.

Estes sintomas podem surgir horas ou muitos dias depois da ingestão do alimento que o indivíduo não consegue digerir corretamente. Quanto mais a quantidade de alimento ingerido, mais fortes serão os sintomas.

Mas há uma série de outros sintomas que podem estar relacionados com a intolerância alimentar, alguns exemplos são:
DEPRESSÃO;
ACNE OU OUTRAS ALTERAÇÕES DERMATOLÓGICAS;
VARIAÇÃO ENTRE PRISÃO DE VENTRE E DIARREIA;
GANHO DE PESO E DIFICULDADE PARA PERDER PESO E GANHO DE MASSA MAGRA;
SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL;
PROBLEMAS REUMATOLOGICOS, COMO: ARTRITE REUMATOIDE;
PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS;
PROCESSOS ALERGICOS INESPECIFICOS;

Você se identificou com alguns desses sintomas?

Agora a Intolerância Alimentar já pode ser identificada através de testes muito confiáveis. Quer fazer o seu? Agende seu teste, O RESULTADO SAI NA HORA!PERSONALIZE SUA DIETA!

CONSULTÓRIO: 2520-5881

Débora Perçu Martins
Nutricionista Clínica e Esportiva - CRN4 03100939

Comentários

Vir Melo 05/12/2014 19:43:43

Meio copo de leite já enjoa...

Comente sobre esta notícia