Use e abuse dos quatro elementos em sua casa

03/05/2018 10:25:56
Compartilhar

Você pode atrair essas qualidades compondo os ambientes de sua casa com as forças dos Quatro Elementos, que integram tudo na natureza.

Fluido como a Água – a suavidade da água está em um aquário ou em uma fonte, em um vaso com flores azuis ou arroxeadas, ou no azul e no preto dos sofás ou dos tapetes, espessos e macios. Nas formas sinuosas (como a de um rio)de móveis ,objetos e até forro de gesso ou de madeira. A Água surge na iluminação indireta e difusa, na luz suave de canto. Nos vidros e objetos de cristal, nos espelhos ou nos quadros de paisagens aquáticas, de peixes e conchas ou de muito azul. A Água fala da profundeza, do passado, das lembranças, resgatamos esse elemento quando apreciamos as fotos e os objetos herdados, que dão significado á vida.

Vital como o Fogo – o fogo é vibrante, vivo e radiante. Está nas flores vermelhas, nas velas e nos aromas, na lareira, no aparelho de som ou em uma grande luminária de pé, no contraste entre o moderno e o antigo. Na parede vermelha, nos tapetes ou em sofás bem coloridos, nos móveis e objetos de formas angulosas e pontiagudas (como as de uma chama).Na iluminação dramática, que lança focos de luz sobre pontos especiais. Quadros coloridos com figuras humanas ou animais em movimento, imagens da luz e do sol chamam pelo fogo, que nos aquece e nos anima. O fogo vibra a coragem, para sermos fiéis a nós mesmos.

Suave como o Ar – Ar para respirar, para dançar livremente, para imaginar e sonhar. O Ar fala da os ambientes, deixe só o essencial. Lugares amplos, claros, simples e abertos carregam os estímulos desse elemento. Pinte as paredes de branco, escolha tons pastel para sofás ou tapetes. Abuse das formas redondas no mobiliário. Pelo redondo, o ar circula livremente. Priorize as peças de metal, as flores brancas, os móbiles e os sinos, quadros de pássaros, vistas panorâmicas ou céu com muito branco ou prata. O Ar sugere a ampliação de nossos horizontes. Por isso, determine metas para o futuro, escreva-as e afixe-as em um local visível da casa, junto com quadros e fotos que possam representá-las.

Fértil como a Terra – A terra fortalece e nutre o nosso caminho, com vitalidade, confiança e abundância. Flores amarelas, cerâmicas e porcelanas, uma parede de pedras ou tijolo aparente, ou as cores amarelo, ocre, marrom e areia, comunicam fortaleza de terra. Também as formas quadradas e estáveis dos móveis e objetos, ou um foco de luz central no teto, resgatam essa qualidade. Os quadros de casarios, cidades, campos ou desertos, de onde predominam os tons terrosos. A Terra reflete o cuidado com a beleza da vida cotidiana, com os hábitos e com rotina.

Compartilhar