UMA VISITA ILUSTRE, UM DIA ESPECIAL

29/08/2014 13:13:19
Compartilhar

Ao ensejo do transcurso, nesta semana, do sexagésimo aniversário da morte do Presidente Getúlio Vargas, uma lembrança me vem à memória, de forma muito viva: a visita do referido Presidente a Nova Friburgo, no dia 30 de maio de 1943.
A finalidade de tal visita era a inauguração da sede da Legião Brasileira de Assistência em nossa cidade, na Rua General Câmara nº 160 (atual Augusto Spinelli ).
Antes da solenidade, o Presidente esteve na Prefeitura Municipal (hoje, Oficina Escola de Artes), em nossa praça principal, falando ao povo, de uma de suas janelas. ( Para que eu o visse melhor, meu pai me tomou em seus braços, e me ergueu acima da pequena multidão. Depois, o Presidente seguiu a pé, pelo Ponto de Automóveis (entre as atuais Praças Getúlio Vargas e Dr. Dermeval Barbosa Moreira), acompanhado pelo chefe de sua guarda pessoal, o Tenente Gregório Fortunato (o “Anjo Negro”), pelo Prefeito Dante Laginestra e por outras autoridades locais, até o local da inauguração.
O momento histórico foi eternizado, pela lente de um devotado e habilidoso fotógrafo. A fotografia em questão, enriqueceria, anos depois, uma das paredes do Cartório do 4º Ofício, do Tabelião Dr. Ronaldo Laginestra.
Naquela oportunidade, o Chefe do Executivo Federal visitou o Sanatório Naval, sendo convidado a visitar a sede da Sociedade União Beneficente Humanitária dos Operários, na Rua Dona Umbelina ( atual Augusto Cardoso),fundada no ano de 1894.Segundo os seus associados, a referida entidade foi a pioneira a implantar um plano de seguridade social, no Brasil.
Consta que Getúlio, um defensor dos direitos trabalhistas , se interessou pelo seu Estatuto, lhe sendo ofertado um exemplar.
No dia 1º de maio de 1943, o Presidente Vargas havia assinado, diante de uma multidão que lotava o Estádio do Vasco da Gama, em São Januário, no Rio de Janeiro, o Decreto-Lei nº 5.452, unificando pela, Consolidação das Leis do Trabalho, toda a legislação trabalhista vigente, a CLT.

Compartilhar