Qual idade para começar a levar meu filho ao dentista?

23/10/2015 11:24:36
Compartilhar

Essa é uma pergunta comum, uma dúvida constante dos pais.

Na verdade, o tratamento dentário começa ainda nos cuidados com a gestante. Sabemos que a cárie é uma doença transmissível primeiramente pela mãe.

Uma mãe com grande contagem de bactérias conhecidamente cariogênicas terá filhos com um número maior das mesmas.

É claro que podemos interferir nesse ciclo primeiramente cuidando e tratando a gestante.

Ao nascimento do bebê, cuidados de higiene como limpeza da boca após a amamentação com uma fralda embebida em água filtrada são suficientes.

Na introdução de alimento diferente do leite materno, cuidar para não adicionar sacarose a dieta pois a fermentação do açúcar é um dos principais nutrientes das bactérias cariogênicas.

Quando nascerem os primeiros dentes pode-se usar uma dedeira com escova de silicone para escovar só com água. Nesse momento já pode começar uma atividade cariogênica. Se o bebê tiver alguma mancha nos primeiros dentes aí já deve ser consultado um dentista, preferencialmente odontopediatra a fim de iniciar um tratamento o mais precoce possível. Será bem menos doloroso e muito mais rápido do que deixar a lesão evoluir.

A fase até os três anos normalmente é onde a criança se contamina pela mãe, mas não exclusivamente dela.

Caso a criança entre em creche antes dos três anos, ela também começa a ser contaminada por outros que não familiares.

O mais importante não é o momento cronológico que deve levar ao dentista, mas sim os sinais que denunciam a hora de levar a esse profissional.

 

Consultório: Praça Getúlio Vargas, 176 sala 303 – 2521-1710 – Centro 

 
Compartilhar