Publicado 14/01/2018 21:02:04

PROPRIEDADES FUNCIONAIS DA CLORELLA

Considerada um “superfood”, a clorella é uma alga verde cultivada em agua doce e esta associada a vários benefícios a saúde muitos deles já comprovados cientificamente. Ela tem sido fonte de inúmeras pesquisas graças ao seu alto valor nutritivo e suas propriedades quase medicinais.

 A chlorella é considerada pelos pesquisadores um alimento completo, já que fornece proteínas, carboidratos, gorduras boas, vitaminas, minerais e fitonutrientes como os pigmentos carotenoides (astaxantina, cantaxantina, loraxantina, flavoxantina e neoxantina) e a clorofila.

A alga apresenta inclusive um teor de clorofila maior do que qualquer outro vegetal, fornecendo 2.890 mg do fitonutriente por porção de 100g do produto em pó. 

 

  Dentre as propriedades mais importantes estão: 

- Alta quantidade proteica: Levando-se em consideração um comparativo por peso, a chlorella pode ser considerada uma das melhores fontes de proteína do planeta. Uma única porção de 20 gramas de chlorella em pó fornece quase 15 gramas de proteína, quase a mesma quantidade encontrada em três ovos, ou o equivalente a 20% das necessidades diárias de um adulto. A proteína da chlorella é considerada de alto valor biológico, ou seja, ela contém todos os aminoácidos essenciais e é bem aproveitada pelo organismo, sendo uma ótima opção de suplementação para os vegetarianos. 

- Alta quantidade de vitaminas e minerais: a clorella contem uma alta concentração de vitamina A, zinco e ferro. E também boas quantidades de vitaminas do complexo B (como a B2 e B3), vitamina C, E e K, além de magnésio, cálcio, potássio e fosforo. 

- Ajuda no controle da obesidade e diabetes: melhora a sensibilidade a insulina em diabéticos tipo 2, diminuindo as taxas de glicose e reduzindo o peso. Melhora o transito intestinal. E também esta relacionado ao controle da pressão arterial, e diminuição dos níveis de colesterol. 

- Alta quantidade de glutationa, o mais poderoso antioxidante que combate os radicais livres. A glutationa ajuda no processo de destoxificação no fígado, eliminando substancias toxicas consumidas e previne o envelhecimento causado por fatores externos como má alimentação, poluição, exposição excessiva aos raios ultravioleta do sol e o tabagismo. 

- Grande potencial desintoxicante que pode não apenas impedir que metais pesados (como o mercúrio, chumbo, alumínio e o cadmio) se acumulem nos órgãos e tecidos, como também ajudar a eliminar as toxinas e metais já presentes no corpo.

 - Melhora do sistema imunológico: isso se dá pelo fato da clorella aumentar a atividade das células NK (Natural Killer) que são células da primeira linha de defesa do organismo, que atua especialmente no combate a tumores e infecções virais.

 - Aumento dos níveis de energia e disposição.

 A clorella pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Pode vir na forma de pó ou em comprimidos. Pode ser adicionada em sucos, smoothies ou tomada antes das principais refeições. Procure um nutricionista funcional para calcular sua dose individual.

 

Quer ter um Plano Alimentar Individualizado? Marque sua consulta 2520 5881 

Débora Perçu Martins

Nutricionista Clinica e Esportiva Funcional

CRN4 03100939

 

Comentários

Nenhum comentário nesta notícia. Seja o primeiro comentando abaixo!

Comente sobre esta notícia