Publicado 25/08/2015 20:25:51

PROPRIEDADES DO COENTRO

O Coentro é uma erva muito utilizada como especiaria, foi trazida para o Brasil através dos escravos africanos. O Coentro conta com numerosas propriedades funcionais e nutricionais importantes para a manutenção da saúde, onde pode ser aproveitado tanto as suas folhas como as suas sementes. As folhas de coentro são ricas em diversos nutrientes, vitaminas A, C e K, tiamina, riboflavina, ácido fólico e minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio.

Dentre as propriedades funcionais e nutricionais mais importantes do Coentro estão:

- Desintoxicação de metais pesados:

Coentro é conhecido por seus benefícios de desintoxicação de metais pesados, ele faz uma varredura e remoção dos metais pesados acumulados em nosso corpo. Os metais pesados estão ligados há muitos problemas graves de saúde, incluindo câncer, doenças do coração, a deterioração da função cerebral, problemas emocionais, como depressão, doença renal, doença pulmonar e ossos fracos. Os compostos químicos presentes no coentro se ligam aos metais tóxicos fazendo com que o corpo elimine com mais facilidade.

- Proteção Cardiovascular:

Os ácidos orgânicos encontrados no coentro ajudam a diminuir o colesterol "ruim" (LDL) e aumentar o "bom" colesterol (HDL). E um potente hipotensor, ou seja, ajuda a diminuir a Pressão Arterial. Ele também ajuda a eliminar o colesterol acumulado nas artérias prevenindo o aparecimento da Arterosclerose e outras Doenças cardíacas.

- Atividade Antioxidante e anti-inflamatório:

O Coentro contém, entre outros, um poderoso antioxidante chamado quercetina que melhora o Sistema Imunológico. Os antioxidantes presentes no Coentro ajudam a proteger as células contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres (a principal causa do processo de envelhecimento). Sua atividade antioxidante ajuda a proteger contra a maioria das doenças degenerativas, incluindo câncer, doenças cardíacas, diabetes, artrite, a degeneração macular, doença de Alzheimer e muitos mais. Além disso, alivia dores musculares e nas articulações.

- Efeitos Ansiolíticos:

Coentro tem qualidades relaxantes musculares e pode agir como um sedativo leve, ajudando a aliviar a ansiedade e reduzir os efeitos nocivos do estresse. Comendo coentro, pepino e suco de aipo após um longo dia de trabalho é uma excelente maneira de consumir vitaminas do complexo B que ajudam a acalmar a mente e aliviar o stress. O coentro  por ter essa propriedade calmante também melhora a qualidade do sono.

-Poderoso destoxificante:

A grande quantidade de clorofila no coentro é uma ótima maneira de desintoxicar o corpo de dentro para fora. Ajudando e promovendo a eliminação de toxinas do fígado, rins e aparelho digestivo. Melhora a flora bacteriana intestinal, eliminando as bactérias patógenas que não gostam de clorofila (devido ao alto teor de oxigênio). 

- Efeito Hipoglicemiante:

O Coentro promove o controle da glicemia, estimulando a secreção de insulina, ótima noticia para quem tem Diabetes Mellitus. 

 

SUCO ENERGIZANTE DE COENTRO:

- Ingredientes:

2 colheres de sopa da folha de coentro;

Suco de 1 limão espremido;

½ maçã com casca

200ml de agua 

Bata tudo no liquidificador , não coe. Beba em jejum. 

Quer um Plano Alimentar Individualizado, ligue e marque uma consulta: 2520-5881 

 

Débora Perçu Martins

Nutricionista Clínica e Esportiva

CRN 03100939

Comentários

Nenhum comentário nesta notícia. Seja o primeiro comentando abaixo!

Comente sobre esta notícia