Pandemia se juntou ao streaming para ameaçar as salas de cinema

23/01/2021 19:48:12
Compartilhar

Desde a última quarta-feira dia 20, devido ao aumento dos casos de contaminação pelo vírus da COVID-19, o que resultou em uma taxa alta de ocupação nos hospitais, foi decretada a bandeira vermelha resultando em um novo fechamento dos cinemas em Nova Friburgo. Esse é um problema que parece estar longe de ser resolvido. A vacina ainda não é uma realidade breve para a população e todo o processo de imunização parece que vai se arrastar durante o ano de 2021.

Pinóquio, que era para ter estreado esta semana, é uma adaptação bem diferente do que conhecemos na animação da Disney. Nessa versão do diretor Matteo Garrone, o filme mantem a fábula desenvolvendo um tom sombrio e com o tradicional sabor das produções italianas. Roberto Benigni retorna ao cinema para interpretar novamente o personagem abobalhado e puro de coração. Por conta da pandemia, possivelmente nem chegará a entrar na programação em Nova Friburgo.

Enquanto os cinemas agonizam, a Netflix faz os movimentos para consolidar sua posição de principal agente da mudança na distribuição de material audiovisual no mundo e anuncia que em 2021 vai ter uma estreia de grande orçamento toda semana no seu catálogo. Essa é uma tendência que foi acelerada com a pandemia e Hollywood precisa rapidamente se adaptar. Todos os meios de veiculação vão coexistir, mas a Netflix vai abocanhar boa parte do público tanto dos cinemas, como da televisão aberta e por assinatura.

A Netflix já ultrapassou a marca de 200 milhões de assinantes em todo o mundo após um crescimento de 21% em 2020. A Amazon Prime Video vem em segundo com 150 milhões, seguida pelo Tencet Video da China. O número mais impressionante, porém, é o da plataforma Disney + que já conta com 86,8 milhões de assinantes em pouco mais de 1 anos desde sua estreia.

Este é um momento de incertezas para todos e as transformações que estamos vendo, serão permanentes para toda a sociedade. Vamos torcer e contribuir para que esse período de pandemia passe o mais rápido possível. 

Após toda a polêmica envolvendo as redes sociais em relação a falta de privacidade, a dica desta semana para assistir em casa vai então para O Dilema das Redes Sociais. O documentário mostra os impactos que o uso excessivo das redes tem em nossas vidas, e como foram desenvolvidos mecanismos de retenção para que as pessoas não parem de utilizar os serviços e fiquem consumindo mais publicidade. O problema é que essa manipulação de conteúdo acaba por dar a falsa impressão de que estamos sempre certos, que todos pensam como nós, e que os nossos interesses e as nossa posições são compartilhadas por todos. Vale assistir para entender melhor como funciona essa manipulação e suas consequências.

Compartilhar