Os 4 estágios de consciência

12/08/2019 12:33:06
Compartilhar

Carl Gustav Jung introduziu na psicologia moderna o conceito de individuação. É um processo através do qual o ser humano evolui de um estado infantil de identificação para um estado de maior diferenciação, o que implica uma ampliação da consciência. Através deste processo, o indivíduo identifica-se menos com as condutas e valores encorajados pelo meio social em que se encontra, e mais com as orientações emanadas do Si-mesmo (Self), a totalidade. A individuação é, para Jung, “a realização da totalidade, um processo de unificação dos opostos”.

 Ken Wilber – considerado o novo papa dos estudos relacionados a consciência – cita que para alcançarmos estágios de desenvolvimento da alma mais elevados é necessário termos nos diferenciado e integrado, e usa como exemplo a divisão e a união em duas células – depois em quatro, em oito – ocorrida com uma célula zigoto: “uma vez que as extraordinárias diferenciações ocorram, elas podem então ser reunidas num contexto mais profundo e amplo, que revele um verdadeiro mundo holístico integral”. Mas isso só pode acontecer após o trabalho realizado dos níveis abaixo.

Assim como ocorre com as células, à medida que a consciência evolui e desdobra, cada estágio dissipa e desarma certos problemas no estágio anterior, mas em seguida acrescenta novos e recalcitrantes problemas por conta própria, mais complexos e mais difíceis. Cada estágio inclui seus predecessores, e em seguida acrescenta suas próprias qualidades definidoras e emergentes. A evolução significa que novos potenciais e novos desafios surgem a cada novo estágio, e uma amplitude de “mundos” surgem como possibilidades que incentivam ainda mais essa dinâmica interior. Esse é o processo de transcendência da consciência humana.

Quer você esteja conscientemente buscando por isso, ou não, todos passaremos pelos estágios de desenvolvimento da consciência até alcançarmos o nível de perfeição humana, ou nível crístico. Estudos acadêmicos observaram que a consciência humana passa por 4 estágios evolutivos, que são:

  • 1o estágio: Conformismo

Nesta fase aceitamos o que nossos pais, professores, autoridades ou a sociedade nos dizem. Seguimos as orientações determinadas por outros para realização das nossas escolhas, submetendo-nos à determinação exterior. Esta fase pode ir até a escolha da profissão.

  • 2o estágio: Escolhas Conscientes

Nesta próxima fase começamos a descobrir nosso querer, nosso desejo, nossas paixões, muitas vezes abandonando o caminho orientado por outros para seguir o caminho do nosso coração, realizando agora nossas próprias escolhas conscientes. Muitas vezes essas escolhas criam confrontos com as autoridades anteriores, mas em geral nossa determinação é muito forte, mesmo que ocasionalmente crie uma quebra de relação ou de vínculos afetivos com nossos progenitores. O medo é um fator que muitas vezes impede que a maioria de nós prossiga para a terceira fase.

  • 3o estágio: Autonomia

Entramos nesta fase através da insatisfação do Ego com as rotinas e normas da vida. Já realizamos a vida material, afetiva, social e familiar de acordo com os modelos culturais padronizados. Sentimos uma ânsia por algo mais, mas principalmente por liberdade. Liberdade de fazermos e sermos quem somos.  Neste momento temos tanta autoconfiança e amor próprio que resolvemos assumir um trabalho ou caminho independente, sem submissão a padrões, patrões, normas ou verdades sociais. Arriscamos tudo em nome da liberdade interior e de nosso próprio crescimento. Entramos em nossa jornada e meta de vida. Pode ser que alguns retornem ao estágio anterior, outros permanecem aqui até o fim de sua vida e tenham poucas experiências da 4ª. Fase. Mas em verdade, poucos avançarão para o quarto estágio.

  • 4o estágio: Integração ou Processo de Unificação dos Opostos

Este é um caminho de autoconhecimento e autotranscedência. Entramos nesta última fase de desenvolvimento porque a nossa alma está insatisfeita. É como se fossemos chamados naturalmente. A vida nos ofereceu provações e testes, os caminhos e oportunidades foram se apresentando. Precisamos ter passado pelos estágios anteriores para vivenciar este estágio. Nossa vida está sendo redirecionada para ir além dos opostos e das polaridades de comportamento e sentimentos. Agora é hora de adentrar o mundo interior e descobrir um novo universo, aquele que muitos mestres espirituais nos ensinaram ao longo da história da humanidade.

 Observe em que estágio você se encontra. Tome consciência. Se existem fatores internos que o levem a querer realizar a sua transformação, formule suas intenções e siga seu coração. Você encontrará muita ajuda quando jogar ao mundo suas intenções, pois há hoje em dia muitas ferramentas holísticas e espiritualistas que o auxiliam no despertar e transcendência da consciência. Através de bastante disciplina, comprometimento e vontade, você poderá retornar ao Um, à sua Unidade Divina.

Compartilhar