Os 150 anos da Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense

06/01/2020 13:31:42
Compartilhar

Hoje, 6 de janeiro de 2020, a Sociedade Musical Campesina Friburguense completa o seu sesquicentenário, ou seja, os 150 anos da sua fundação. Ela surgiu da dissidência de um grupo republicano, dentro da monarquista Sociedade Musical Euterpe Friburguense, fundada em 1863 pelo maestro português Samuel Antônio dos Santos. O referido grupo era constituído por Galeano Emílio das Neves, Eduardo Salusse, Eduardo Eugênio de Castro e Antônio de Souza Cardoso, liderado pelo major Augusto Marques Braga , que a fundou no dia 6 de janeiro de 1870.

Os ensaios da banda se davam na Chácara do Paraíso, no casarão da família Braga, sob a regência do maestro Presciliano José da Silva, Itália, formado pelo Conservatório de Música de Milão.

Tal situação não podia permanecer, a Campesina necessitava de uma sede própria. Foi então, comprado um terreno na Rua General Câmara (hoje, Augusto Spinelli), para a sua construção, onde seriam desenvolvidas artes musicais e artes cênicas. Seria o Teatro Victor Hugo, cuja pedra fundamental foi lançada em 1866. A construção teve início, o prédio começava a ser erguido, com a ajuda de muitas doações, mas as despesas foram ficando, cada vez, mais vultosas e os trabalhos foram paralisados.

A solução seria vender o imóvel inacabado e, com a quantia obtida, construir uma sede mais modesta. Como que guiado pela Providência Divina, surgiu o Sr. Manoel Amâncio de Souza Jordão, um rico fazendeiro que, ao realizar a transação comercial, se comprometeu a concluir as obras. Só impôs uma condição, o nome do teatro não seria mais Victor Hugo, mas Teatro Dona Eugênia, para homenagear sua esposa.

Com a venda do teatro, a Banda Campesina adquiriu um terreno na Rua Jacome (depois, chamada de Rua da Campesina, atual Fernando Bizzotto) onde construiu sua sede, ali permanecendo até 1950, quando foi desapropriada para a continuação da Rua Governador Portela (hoje, Prefeito José Eugênio Muller).

A nova e definitiva sede, com terreno doado pelo então Prefeito César Guinle, foi construída na esquina da Rua Leuenroth com atual Av. Campesina Friburguense, em 1952.

Atualmente a Campesina tem uma Escola de Música onde as aulas são gratuitas para instrumentos de banda, teoria musical, instrumentos de sopro e percussão. As aulas acontecem na Usina Cultural Energisa. Informações através do telefone 2522-2410.

Compartilhar