O que é Compaixão?

30/05/2018 10:43:30
Compartilhar

No budismo, a compaixão é o desejo de que todos estejam livres do sofrimento e das causas do sofrimento. A compaixão tem como base a apreciação dos sentimentos alheios, especialmente quando já passamos pelo mesmo infortúnio que a outra pessoa. Se nunca tivermos passado por nada parecido, procuramos nos colocar no lugar do outro e imaginar como deve ser, e então sentimos como gostaríamos de nos livrar desse sofrimento, e aspiramos que o outro também se livre.

A compaixão abre o nosso coração e mente para os outros, ajudando-nos a nos libertar das limitações solidárias e autoimpostas de pensarmos só em nós mesmos. Todos enfrentam problemas na vida. Quando nos sentimos conectados a outros, superamos os sentimentos de isolamento e alienação. Está cientificamente comprovado que ser compassivo nos faz sentir mais felizes e seguros. Leva a dor e o sofrimento dos outros a sério e querer ajudá-los nos dá força e confiança. Se nos treinarmos para sermos mais compassivos, a compaixão se tornará uma verdadeira fonte de bem estar.

A compaixão deve ser ativa e nos motivar a tomar a iniciativa de aliviar o sofrimento dos outros. Nossa capacidade de ajudar pode ser limitada, mas devemos fazer o que nos for possível, pois é insuportável não fazer nada quando os outros estão infelizes e sentem dor.

A compaixão é mais eficiente quando combinada ao conhecimento e á sabedoria para que saibamos o que fazer. Se formos maduros o suficiente para não nos chatearmos, desencorajarmos ou nos sentirmos culpados quando formos incapazes de ajudar, ou quando aquilo que sugerimos não funcionar, a compaixão se tornará a motivação mais forte para superarmos nossas falhas e imperfeições e atingirmos nosso pleno potencial. 

Semana que vem daremos seguimento ao assunto.

 

Compartilhar