Publicado 22/04/2016 10:47:34

O papel da Assessoria de Casamento

Olá noivinhas, gostaria de aproveitar a oportunidade e falar um pouco sobre a importância de uma assessoria de casamento. Sabe, na época dos nossos pais, casar era muito simples. Os noivos casavam-se em casa ou no único salão da igreja onde acontecia a tão sonhada cerimônia religiosa. Havia um ou dois buffets e somente um florista, a costureira da família ou um costureiro famoso para as noivas da cidade. A mãe, na maioria das vezes decidia tudo pela noiva, porque na verdade ela, muito nova não entendia muito das coisas. Hahahahaha, Tudo muito fácil né não?!

Conforme o tempo foi passando, as coisas foram tomando uma dimensão maior. A lista de convidados aumentou, as opções por fornecedores, os itens para o tão sonhado dia especial e ainda a variedade no cardápio de cada buffet. Daí vocês, claro, que muito espertas, começaram a tomar as rédeas das decisões e passaram a sonhar e realizar com o casamento perfeito. Mas e os valores? Ah, estes também mudaram!

Foi neste momento que então surgiu, a assessoria de casamento. Um profissional dedicado a alinhar o sonho com a realidade e, de quebra, exercer o papel de psicólogo (a) da noiva ( e eventualmente da mãe da noiva também). Uma tarefa que pode parecer fácil à primeira vista, mas que requer muito carinho, amor e responsabilidade.

Bem, o assunto surgiu porque conheci uma profissional da área que resolveu me contar um pouco como surgiu e como funciona o trabalho de uma assessoria de casamento.

Querem saber mais?

Então confira no bate-bola bem aqui em baixo. 

1 - Qual a importância de contratar uma assessoria para o casamento? 

Primeiramente Gleici é bom esclarecermos o que é Assessoria e o que é Cerimonial. 

A Assessoria trata de tudo que antece o evento em sua organização, desde a escolha da data, local até a arrumação do dia.

O Cerimonial é a condução de todo o roteiro criado no dia do acontecimento, do evento, seja na igreja ou na festa. Ele é uma função de extrema responsabilidade e essencial. 

A importância de se contratar uma assessoria é de tamanha grandeza, pois, a função é de responsabilidade da concretização do sonho de um casal...

A Assessoria irá pesquisar fornecedores, fazer levantamento de preços, selecionar todos os escolhidos pelos noivos, cuidar de toda a tramitação.

Ela auxiliará os noivos a cuidar de todos os detalhes para a criação do tão esperado dia perfeito! 

2 - Com quanto tempo de antecedência os noivos devem contratar a assessoria? 

R- A Assessoria deveria ser o primeiro serviço a ser contratado, pois é ele que irá direcionar todos os outros serviços a serem contratados e necessários aos noivos.

Por exemplo, se o casamento será realizado em Julho de 2016, o ideal é ter contratado a Assessoria entre 1 ano a 8 meses no mínimo de antecedência.

Mas também existem os casos emergenciais, ai já atendi noivas com 1 mês de antecedência! rs 

3 - Quais os serviços oferecidos para uma assessoria do pré casamento? 

R - Então, como esclarecido na primeira pergunta, a Assessoria do Dia, é a concretização do serviço e acompanhamento do mesmo a ser realizado antes de começar o casamento... Toda a atenção voltada para os detalhes e fornecedores que ali atuarão no dia do evento.

Já o Cerimonial Dia, é a maestria de todo o evento em seu acontecimento. Organização em roteiro de todos os momentos, igreja, cerimônia, padrinhos, damas, noivos, pais dos noivos, alianças, surpresas e declarações, etc... etc..

E na festa toda a organização dentro de roteiros também, dos convidados, acomodações, buffet a ser servido, bebidas, pista de dança, momentos de festa, etc.. etc.. 

São muitos detalhes que não cabem aos noivos que ali estão para curtir ficarem como função... o ideal é um profissional competente que fica disponível a todo momento para quaisquer eventualidade! 

4 - Qual a diferença entre assessoria pré casamento e assessoria do dia? 

R- Como dito anteriormente, a Assessoria vai tratar de todos os serviços que compõe a organização do evento, e o cerimonial dia ficará responsável por todos os momentos e acontecimentos no dia da cerimônia e festa. 

5 - Quais os riscos que os noivos podem ter se não contratarem uma assessoria? 

R - Hoje em dia posso lhe afirmar que ter uma Assessoria é estar mais segura e precavida em seu evento. As noivinhas acabam concentrando todos os serviços e fornecedores em uma só pessoa, tudo é feito claro com o aval da noiva e do noivo, mas os "problemas" são amenizados quando estão sendo resolvidos por um profissional já acostumado com fornecedores.

Seguimos um cronograma, temos check lists, então tudo é feito dentro de um projeto com prazos e orçamentos.

É um trabalho bem minucioso. 

6 - Qual o critério usado para indicar um fornecedor?

R - São utilizados alguns critérios como preço, qualidade e comprometimento. Um fornecedor ganha minha confiança quando faz seu trabalho como o prometido e claro dentro dos padrões requisitados. 

7 - Quais são os principais "erros" dos noivos ao planejar o casamento? 

R - Sinceramente, hoje ao meu ver, é contratar por ultimo um profissional de Assessoria e Cerimonial.

Pois este pode fazer com que você economize tanto em orçamentos, quanto em estresses e tempo!! Simplificar tudo é mais requisitado nos dias de hoje.

Este profissional vai te direcionar em tudo que precisar, buffet, fotografia, cabelo, maquiagem, vestido, lembranças, buque, etc.. etc... Ele respira esse universo dia e noite, está acostumado a lidar com as adversidades de situações e problemas, então ele sempre buscará o melhor para não ter problemas...

Já peguei eventos onde alguns fornecedores tentaram não comparecer, mas ficamos em cima para que tudo ocorresse, mas daí criam-se os tais estresses...

O ideal é curtir a realização do sonho do seu jeito, o trabalho do Assessor e do Cerimonialista é apenas orientar e cuidar, nunca decidir pelos noivos, afinal é uma responsabilidade enorme fazer parte do sonho de alguém!! 

Kamila Neno - Ateliê Casamenteira

Galeria de fotos

Comentários

Nenhum comentário nesta notícia. Seja o primeiro comentando abaixo!

Comente sobre esta notícia