O Centro de Saúde da Rua Dona Umbelina

21/01/2016 12:44:36
Compartilhar

O passar dos anos nos faz, cada vez, mais emotivos e sensíveis, e eu não sou poupada de tal regra.

Quantas vezes, ao caminhar pelas ruas de nossa amada cidade, pela calçada de algum prédio antigo, a imagem dos seus primitivos moradores surge, em minha mente, com uma nitidez indescritível. É o que me acontece, ao avistar o imóvel que abrigou o antigo Centro de Saúde, no cruzamento das Ruas Augusto Cardoso e Prefeito José Eugênio Miller (outrora, Ruas Dona Umbelina e Governador Portella).

Em suas varandas, lá estão os médicos, as enfermeiras, os guardas-sanitários e outros funcionários, em pleno vigor, com seus impecáveis jalecos brancos. E a narrativa de meu pai,Salim Lopes, sobre os primórdios do referido Centro de Saúde, Distrito Sanitário V, surge em minha memória.

Ele foi inaugurado em 20 de novembro de 1938, no prédio construído pelo governo estadual, Interventor Ernani do Amaral Peixoto, para o atendimento médico-ambulatorial. O ato oficial contou com a presença do Secretário Estadual de Saúde, o competente sanitarista Dr. Mário Pinotti – que viria a ser o responsável pela erradicação da malária na Baixada Fluminense- e das de outras autoridades municipais, como a do Prefeito Dante Laginestra.

Até então, a população carente só contava com a assistência da Santa Casa de Misericórdia, mas esta se destinava mais aos casos de internação. Se alguém necessitasse tirar uma radiografia do pulmão, tinha de se dirigir ao Serviço de Tisiologia do Sanatório Naval, que dispunha do aparelho de Raio X.

Assim, o Centro de Saúde veio preencher uma grande lacuna na assistência médica, em nosso município.

A primeira equipe de profissionais era integrada pelas seguintes pessoas:

Sanitarista Dr. Edelberto José Fontes Peixoto – Chefe do Centro de Saúde;
Sanitarista Dr. Ernani Luis da Cunha – Chefe de Doenças Transmissíveis e Política Sanitária;
Dr. Hélio de Araújo Maia – Higiene Pré-Natal;
Dr. Salim Lopes – Sífilis e Endemias (Mais tarde, como sanitarista, chefiaria o Centro de Saúde, chegando a ser, anos depois, Inspetor da 3ª. Região Médico Sanitária);
Milton Cerqueira Leite – Tisiologista;
Waldyr Vial – Higiene Infantil;
João Baptista Borher- Odontologia;
Armando Braune – Laboratório;
Arlete Marques de Oliveira – Auxiliar de Higiene Pré-Natal;
Yolanda Pinho e Maria Amélia Joanase – Atendentes;
Zaly Baptista – Secretária;
Antônio Cividanes – Almoxarifado;
Dalva Ventura de Freitas – Lactário;
Dulce Braune Barcellos – Aplicação de BCG;
Antônio Faria de Almeida e Luis Marins – Guardas-Sanitários.

O Laboratório era tão bem equipado que realizava exames de fezes, de urina e de escarro de seus atendidos. Estes recebiam os medicamentos necessários, inclusive a aplicação de injeções de bismuto. As mães dos lactentes recebiam, no lactário, as mamadeiras preparadas, com todo o cuidado por Dona Dalva Ventura de Freitas, para os seus bebês. A caridosa Dona Dulce Braune, na maior parte das vezes, não esperava que as mães levassem os filhinhos recém-nascidos para o recebimento da Vacina BCG. Ela ia, pessoalmente, aos lares administrar a citada vacina (Eu mesma fui imunizada, desta forma carinhosa, contra a tuberculose).

O primeiro Chefe do Centro de Saúde, o Dr. Edelberto Peixoto, só ficaria no cargo cerca de um ano. Ele viria a se desentender com o Prefeito Dante Laginestra, que se queixaria ao Secretário Estadual de Saúde. Este o transferiria para outra unidade sanitária, nomeando para substituí-lo, o Dr. Antonino Vaz Cavalcante. – Poucos anos depois, passaria a fazer parte da equipe médica do Centro de Saúde, o Dr. Sílvio Henrique Braune, do qual ainda seria Chefe.

Ao longo destes setenta e sete anos, muitos outros médicos, enfermeiras, atendentes, secretárias, funcionários prestariam serviços valiosos à população. Dentre os mais antigos, citemos: Dr. Jônatas Pedrosa, Dr. Fernando da Silva Lima, Norma Ventura Madureira, Eunice Macedo Leal, Juvenal Marques Filho (Juvenalzinho), Maria José Baptista, Natalina Carestiato, Walter Fernandes, Dr. Francisco de Moraes Holanda(como voluntário), Olga Villa, Zima Seixas, Ilka Brust, Wilson Lugon, Dr. Amâncio Mário de Azevedo, Cilézia Knust, Judith Reis, entre outos.

Hoje, o Centro de Saúde não mais se encontra em seu prédio primitivo, e tendo o nome oficial de CENTRO DE SAÚDE DR. SÍLVIO HENRIQUE BRAUNE, conta com amplas e modernas instalações. Seguiu o ritmo do progresso. Mas quanta saudade do “Posto de Saúde “ da Rua Dona Umbelina!…

Compartilhar