Publicado 05/05/2017 11:18:44

O ABACATE E SUAS PROPRIEDADES FUNCIONAIS

O abacate é uma fruta originária do México e América Central, pertencente à espécie Persea americana. Diferente da maioria das frutas que são ricas em carboidratos, o abacate é composto na sua maior parte de gorduras. Para a maioria das pessoas, o abacate é considerado o vilão das dietas por essa característica lipídica e calórica, abrindo mão dos diversos benefícios do abacate para a saúde e boa forma. Mas se engana quem pensa assim. A caloria do abacate não é tão importante quanto a qualidade nutricional e funcional desta poderosa fruta desde que esteja dentro de um plano alimentar balanceado.

Uma das frutas mais versáteis que existem, combina com preparações doces e salgadas também. Pode ser consumida a qualquer hora do dia, mas consumi-lo a noite é uma boa estratégia nutricional pois possui baixo índice glicêmico (controlando a glicemia sanguínea) e é cheio de antioxidantes, principalmente a Glutationa, o mais poderoso antioxidante, que colabora para uma boa noite de sono, regeneração celular, controle do cortisol, e beneficia a destoxificação de organismo, melhorando o funcionamento de seu fígado e com isso ajudando a eliminação de toxinas e de metais pesados.

Outro antioxidante bem presente no abacate é o Beta-Sitosterol que ajuda a controlar e diminuir o aparecimento da acne, rugas e a temida celulite, sendo um ótimo aliado para a manutenção da saúde da pele. O Beta-Sitosterol também inibe a conversão do hormônio Testosterona em Di-hidrotestosterona “DHT”-hormônio responsável pela calvície.

Ajuda muito no controle da saciedade, ideal para o tratamento de redução do peso, devido a sua carga lipídica, principalmente de gorduras monossaturadas, que também é responsável pela melhora do Perfil lipídico sanguíneo, equilibrando as taxas de Colesterol Total, melhorando HDL-colesterol “o bom colesterol” e reduzindo o LDL-colesterol “o mal colesterol”. Também pelo seu perfil lipídico, o abacate é um grande aliado no controle dos sintomas da TPM, como a retenção hídrica, compulsão por doces.
A quantidade de fibras presente no abacate também impressiona, cerca de 10g de abacate correspondem a 40% de toda a quantidade de fibra recomendada diariamente.

O abacate contém uma variedade muito grande de vitaminas e minerais. Destacam-se as vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina A, vitamina E, vitamina A, cobre, manganês, magnésio, fósforo, potássio e zinco.

Agora é só aproveitar a frutinha!!!

GUACAMOLE
Ingredientes:
- 2 abacates pequenos;
-1 tomate maduro sem sementes picadinho;
- 1 pimenta jalapinha; 
- 2 colheres de sopa de cebola roxa picada;
- 1 dente de alho picado;
- Suco de 1 limão;
- Sal rosa, coentro e pimenta do reino a gosto. 

Modo de fazer:
Depois de retirar a polpa do abacate, amasse-a com um garfo e acrescente aos poucos os outros ingredientes. Pronto!! Agora é só servir!!!
Quer ter um Plano Alimentar Individualizado, ligue e marque sua consulta: 2520-5881

Débora Perçu Martins
Nutricionista Clinica e Esportiva Funcional
CRN4 03100939

Comentários

Nenhum comentário nesta notícia. Seja o primeiro comentando abaixo!

Comente sobre esta notícia