Movimento #JuntosPeloCinema prepara setor audiovisual para retomada

11/07/2020 13:49:32
Compartilhar

Com a reabertura gradual da economia, a “indústria” do cinema no Brasil já se movimenta com iniciativas como o #JuntosPeloCinema. O audiovisual foi profundamente afetado pela pandemia com o fechamento das salas e a interrupção das gravações para evitar aglomerações.

Este é um movimento que pela primeira vez reúne distribuidores, exibidores, produtores e diversos outros setores relacionados com o audiovisual para coordenar uma retomada das atividades de forma consciente e segura. A mediadora é a Flix Media que já lançou um site e um vídeo promocional. A campanha tem o objetivo de ressaltar a experiência única de assistir um filme em uma sala de cinema.

São mais de 200 profissionais envolvidos nesta iniciativa que pretende criar o Festival de Volta para o Cinema, sob curadoria do crítico Érico Borgo. Serão clássicos e campeões de bilheteria em um festival a ser realizado em duas semanas de programação.

Segundo o presidente do Sindicato das Empresas Exibidoras de São Paulo, Paulo Celso Lui, a campanha reforça previsões positivas vindas de países que já iniciaram a retomada das atividades. “São países que estão alguns meses a nossa frente, onde a impressão inicial é de que o público retomou a confiança de voltar ao cinema, desde que observados todos os cuidados sanitários… é complicado comparar com o ano passado, que foi totalmente fora da curva. Já esperávamos uma redução de 15% da bilheteria, mas ainda assim, a princípio, seria um ano bom. Havia uma boa oferta de blockbusters, temos que avaliar após a reabertura como vai ficar o calendário de estreias”.

Difícil prever o futuro de um mercado que já vinha em queda e foi impactado praticamente na sua totalidade com a pandemia do COVID-19. No momento, precisamos abraçar essas iniciativas para que a arte permaneça viva em nosso dia a dia. Como enfatizado pela Adriana Cacace, diretora geral da Flix Media Latam (produtora da campanha), “acreditamos na experiência irreplicável e transformadora que vivemos nos cinemas, nos unimos em torno disto”.

É importante ficarmos atentos a esses movimentos, e aguardamos ansiosos para que tudo volte a funcionar novamente. Confira o emocionante vídeo da campanha Juntos pelo Cinema.

Na última segunda-feira dia 06 de julho, recebemos a triste notícia do falecimento de um dos mais brilhantes compositores do cinema, Ennio Morricone.

Seria impossível descrever a influência da obra deste compositor em um texto, mas é necessário registrar que estamos falando de um mestre que nos presenteou com o que a arte tem de mais belo. Para minha felicidade tive a oportunidade de assistir a um concerto regido por Morricone e o considerava uma lenda viva, possivelmente o maior compositor vivo do mundo.

A dica desta semana vão para cinco filmes para celebrarmos Ennio Morricone.

– Era Uma Vez na América
Dirigido por Sergio Leone, conta com as atuações de Jennifer Connelly, Robert De Niro e James Woods.

– Cinema Paradiso
Dirigido por Giuseppe Tornatore, o filme venceu boa parte dos prêmios a que foi indicado e trouxe um pouco de bom cinema italiano de volta ao tapete vermelho.

– A Lenda do Pianista do Mar
Também dirigido por Giuseppe Tornatore, o filme conta a história de um pianista que viveu toda a sua vida em um navio que está prestes a ser afundado.

– Missão Marte
Dirigido por Brian De Palma, o filme sobre uma expedição a Marte tem as presenças de Tim Robbins, Don Cheadle, Jerry O´Connell, Gary Sinise e Connie Nielsen.

– Os Oito Odiados
Quentin Tarantino em mais uma produção que mistura jogos e disputas em um drama tenso e violento.

Compartilhar