Mensagem do I Ching para 2015

23/12/2014 19:29:42
Compartilhar

 O que é o I Ching
O I Ching é um oráculo chinês com mais de três mil anos de existência. Diz-se que é o mais antigo livro chinês. Sua função é filosófica, fazer os homens pensarem sobre a própria vida. Ele é baseado nos elementos e forças da natureza – água, terra, fogo, ar, madeira, chuva, trovões, lago, vento; portanto, xamânico. A parte divinatória é secundária, e serve de ajuda para momentos de obscuridade.

Como se joga o I Ching?
Para se chegar aos hexagramas (formados por trigramas) – as seis linhas que nos trazem as mensagens – são necessárias combinações matemáticas de três moedas (no sistema cara e coroa); ou de varetas – estas mais complicadas –, obtidas através de seis jogadas. Usam-se normalmente as moedas para chegar aos dois hexagramas que compõem a leitura. O primeiro corresponde à questão principal; o segundo é a conseqüência do primeiro. É obrigatório fazer uma pergunta clara antes de iniciar o jogo.

Portanto, fiz uma pergunta ao oráculo para nos orientar no próximo ano:

I Ching, uma mensagem para o ano de 2015

Ele respondeu com o hexagrama
36 – MING/ Obscurecimento da luz (sem mutante).

O Sol mergulhou sobre a terra e está obscurecido, o significado do hexagrama é “lesão do luminoso”. No texto há muitas alusões a ferimentos e diz que “um homem tenebroso ocupa a posição influente e causa malefícios aos homens capazes e sábios”,
Ele nos aconselha a ter perseverança no íntimo de nossas consciências diante das adversidades provocadas por esta situação. Precisamos ser fortes e não nos deixarmos abater, mantendo a fortaleza interior

É uma mensagem densa que fala de períodos difíceis. Precisamos nos preparar para as adversidades provocadas pela situação de um poder que obstrui a luz. E o I Ching nos ajuda através de alguns conselhos bem objetivos:

            Conservar a clareza interior.
            Ser adaptável no plano externo.
            Ocultar um pouco a própria luz nos ambientes hostis.
            Ser cuidadoso e discreto.
            Não atrair inimizades por conta de condutas impensadas.
        Não pretender saber tudo nos contatos sociais, porém, não se deixar enganar.
          Não se deixar levar pelos maus hábitos da maioria, porém, não criticá-los publicamente.

Ter consciência do que nos espera é o principal elemento de ajuda para seguirmos o caminho. Desejo que todos compreendam as palavras do oráculo e saibam aplicá-las individualmente na própria vida. A LUZ não permanece obscura para sempre e os homens de bem saberão fazê-la brilhar novamente através de ações iluminadas por seus corações.

Boas festa e um Ano Novo cheio de luz interior!

Compartilhar