JULHO – MÊS DE NANÃ BURUQUÊ

18/07/2019 12:52:43
Compartilhar

No dia 26 de julho a Umbanda celebra o Dia desta Orixá, sincretizada em Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus.

É considerada a mais velha dos Orixás das águas. Seus domínios são o encontro entre a água e a terra, na formação do barro – matéria prima da criação do ser humano, segundo a mitologia Yorubá.

Diz a lenda que Oxalá, em suas tentativas de criar o homem, usou de todos os recursos existentes na natureza a época da criação.
Usou do fogo, da água, do ar, do vinho de palma, do azeite e não obteve êxito.

Quando Nanã se apresentou, da sua manifestação se obteve a lama e, dessa matéria enfim, Oxalá conseguiu moldar as criaturas e assim terminar a criação. Assim sendo, todos nós somos a força de Nanã e o sopro divino de Oxalá.

Viemos da Terra, somos e seremos uma constante mistura de água, terra e sais, por isso da terra viemos e para a terra retornaremos.
Por isso, Nanã representa o começo e o fim, a vida e a morte de todos nós.

Por ser a mais velha dos Orixás, e carinhosamente chamada de vovó na Umbanda.

Encontramos algumas características na sua manifestação nos filhos de fé q vibram com ela curvados, com movimentos circulares de mãos.

Ao comemorarmos essa tão linda orixá, pedimos o amor maternal, a entrega e doação constantes da generosa mistura terra e água na confecção de tão importantes elementos como o barro que gera nossas louças e irriga as grandes plantações proporcionando a mesa farta de alimentos.

Nanã é uma mãe generosa e está sempre pronta a amparar seus filhos e ao contrário do que se prega, sua referência é a da transformação, acompanhando a de seu filho Obaluayê, pois tudo começa e termina no ciclo de energia desses tão poderosos e respeitados Orixás dentro de nossa religião.

Peça á mãe Nanã sabedoria, paciência e amor misericordioso que só uma mãe sabe dar.

Saudação: Saluba Nanã,salubaê.
Cores – Roxo ou lilás na Umbanda.

Compartilhar