Hipertensão, Diabetes, Cardiopatia e sua relação com problemas bucais

16/12/2015 12:07:45
Compartilhar

Doenças como Diabetes, Cardiopatia e hipertensão são doenças sistêmicas e as pessoas não sabem o quanto têm relação com as doenças bucais, em especial a doença periodontal, que é a doença da gengiva, osso e ligamento periodontal, ou seja, o que sustenta o dente.

Quando isso ocorre, o dente fica com a gengiva inflamada, pode doer ou não. Pode sangrar, ficar vermelha, o dente pode ficar mole ou mudar de posição.

Mas quando a pessoa tem hipertensão e doença periodontal, as chances de uma doença arterial tromboembolítica aumentam consideravelmente.

Isso porque na doença periodontal existem bactérias que induzem uma resposta inflamatória nos vasos sanguíneos e produzem toxinas que podem provocar a formação de trombos obstrutores desses vasos levando ao infarto do miocárdio.

No caso do Diabetes a predisposição a doenças inflamatórias de maneira geral está aumentada, isso predispõe a gengivite, doença periodontal e cárie. Sendo esta última mais relacionada a dieta com maior consumo de carboidratos.

Mas o que vale para todos os casos é que todo esse transtorno pode ser controlado se não tivermos a placa bacteriana, ou se pelo menos conseguirmos controlar e eliminar essa placa com técnicas corretas de higiene oral , principalmente uso de escova e fio dental . Bem como visitas frequentes ao dentista para aquela profilaxia básica (vulgo limpeza dental).

Hábito saudável também é parar de fumar, ou nunca fumar para quem não é fumante.

O fumo ajuda a acumular placa de difícil remoção, agride a mucosa bucal e gengiva deixando esses tecidos com inflamação constante (crônica).

 

Consultório: Praça Getúlio Vargas, 176 sala 303 – 2521-1710 – Centro 

Compartilhar