GATO PRETO

14/11/2018 10:09:19
Compartilhar

Era venerado no Antigo Egito como divindade. Bastet tinha  a forma de um gato e representava o Sol.

Os faraós tinham gatos de todas as cores  como animais de estimação e eram enterrados com eles; para assim serem protegidos das forças do mal no caminho para o paraíso.

Na Inglaterra vitoriana e na Escócia, acreditava-se que, se os recém-casados encontrassem um gato preto na entrada da sua casa nova, ele simbolizaria prosperidade e felicidade no casamento.

Os marinheiros faziam de tudo para ter um gato preto nos barcos; já que se consideravam que ele trazia boa sorte. E suas esposas levavam um para casa; para garantir que seus maridos retornariam são e salvos do alto-mar.

Com o advento do Tribunal da Santa Inquisição, durante a Idade Média, este querido e dócil felino, caiu nas garras da discrepância e falta de conhecimento humano sendo perseguido e morto.

A cor preta costumava ser relacionada a ideia de trevas e os gatos são animais de hábitos noturnos.

Por conta dessas duas questões, acreditava-se que eles tinham parte com o demônio. Foi o Papa Inocêncio III no século XV, que colocou esse animal na lista dos perseguidos pela Inquisição.

Diz a lenda que em 1560,um gato preto foi  ferido a pedradas e acabou entrando na casa de uma senhora que costumava acolher bichanos de rua para se esconder. Mas, no dia seguinte, ela apareceu machucada também e isso fez com que as pessoas concluíssem que a velhinha era uma bruxa que se transformava em gato para vagar a noite. Esse acontecimento teria associado, ainda mais a imagem do gato preto com mau agouro.

Havia também a lenda contada no País de Gales e França, que falava sobre o Chat Palug, um gato monstruoso, que aterrorizava todos os habitantes da ilha de Anglesey, até que o famoso rei Arthur o matou.

Compartilhar