Filmes da semana de 23/07 até 29/07

29/07/2021 21:04:30
Compartilhar

Estreia esta semana em Nova Friburgo Um Lugar Silencioso – Parte II. Após o sucesso do primeiro filme em 2018, John Burke Krasinski que desta vez além de dirigir o filme ainda escreveu o roteiro e atuou, tinha um grande desafio, conseguir manter o mesmo nível e pegada, e ainda evoluir a história de forma coerente, deixando margem para pelo menos mais uma sequência. Krasinski consegue preservar os pontos fortes do original que era a relação da ação dramática com o silêncio, a fotografia impecável predominando o amarelo (ansiedade), assim como muitos outros elementos. Um exemplo é o ótimo trabalho da direção de arte com os cenários e os objetos, horas em excesso e outras quase inexistentes. O roteiro inicia com o momento da invasão alienígena e salta para o mundo apocalítico que tomou forma. Virou uma luta pela sobrevivência contra criaturas que se guiam pelo som e matam a todos brutalmente. Apesar da ideia ser boa, o que realmente faz deste um ótimo suspense psicológico é a forma como o roteiro é conduzido, criando uma relação entre a música, o silêncio e as imagens. Tudo isso impulsiona o drama e cria uma conexão do público com os personagens. O elenco se manteve praticamente o mesmo com o protagonismo da britânica Emily Blunt e a adição de um nome de peso, o ótimo Cillian Murphy. Apesar de não trazer novos elementos e ter momentos um pouco arrastados, essa continuação segue fazendo bem o que já se mostrou capaz e vai agradar até mesmo quem não gosta de terror ou filmes com alienígenas. De quebra ainda deixa um vasto repertório para continuações. Um ponto importante é que trata-se de uma experiência em que a imersão de uma sala de cinema faz muita diferença, principalmente por ressaltar tanto os sentidos para criar o suspense. Vale muito o ingresso e a indicação etária é para maiores de 14 anos.

A outra estreia desta semana é Dupla Explosiva 2 – E a Primeira Dama do Crime. Esse é um daqueles filmes para assistir e esquecer do mundo sem esperar muito, mas com a certeza de que vai ter bons momentos de diversão. O roteiro se utiliza do caos e da ausência de coerência para fazer piada com tudo e com todos. É praticamente uma paródia aos filmes de ação. Com nomes como Ryan Reynolds, Samuel L. Jackson, Salma Hayek, Morgan Freeman e agora Antonio Banderas, o filme já chama a atenção só pelo elenco de estrelas. Foi isso que rendeu mais de 176 bilhões ao original em 2017 e a fórmula segue com tiroteios, explosões, fugas alucinadas e com uma ótima Salma Hayek ensandecida. Você perde a conta de quantas vezes Ryan Reynolds é atropelado e alvejado, e esse é o humor por trás da proposta. Tudo isso com um enredo que não faz qualquer sentido, mas que no contexto podemos até entender. Assistir a esse filme é buscar pura diversão, ainda melhor agora que já podemos comer a tradicional pipoca após a flexibilização que permitiu o consumo de alimentos e bebidas nas salas de cinema. Vale mesmo pelos nomes no cartaz e por toda a brincadeira que o roteiro se permite. A indicação etária é para maiores de 16 anos.

Sugestão

Para assistir em casa a dica desta semana vai para Sky Rojo. Essa é uma série espanhola que tem como pano de fundo o perverso mercado de tráfego e exploração de mulheres obrigadas a se prostituírem na Europa. Mas não se engane, apesar desse tema complexo e delicado, é uma comédia distópica que dialoga com diversos aspectos da psique humana. O interessante é que a série consegue transitar bem entre um tema que envolve tanta desumanidade, mas que possui certa conivência da sociedade e ainda ser capaz de fazer piada sem deixar de dar o recado. Estreou esta semana na Netflix a segunda temporada e pelo visto, podemos apostar que a saga de Wendy, Gina e Coral ainda vai longe.

Compartilhar