Filmes da semana de 08/12 até 14/12

09/01/2021 12:00:29
Compartilhar

Estreia esta semana em Nova Friburgo Um Tio Quase Perfeito 2. Primeira comédia nacional a chegar aos cinemas em 2021, esse filme tem a difícil missão de iniciar uma temporada ainda árdua por conta da retomada das atividades dos cinemas mesmo em pleno verão que normalmente é um momento muito bom com as férias escolares. Continuação do original de 2017, agora o tio Tony já construiu uma relação afetiva forte com os sobrinhos e se destaca sendo o centro das atenções e animando a todos. O problema surge quando um novo tio vai entrar para a família, o que pode tirar Tony do pedestal como o tio favorito. Tony logo percebe a ameaça e uma competição é iniciada. Dirigido por Pedro Antônio que também assina o primeiro filme, o desafio dessa produção está no roteiro que constrói ações duvidosas para apoiar o desenvolvimento da narrativa. Isso nunca dá certo. Para que um resultado aconteça, é necessário uma ação, ainda que ela não faça sentido. Claro que ações levam a um resultado, mas isso precisa ser orgânico. A briga, por exemplo, que é uma construção importante para a reviravolta e o desfecho do filme, é apoiada pelos adultos de uma forma inverossímil, enquanto as crianças observam tudo aquilo com certo espanto. Independente disso, em comédias vale muito o carisma do elenco e isso não falta aqui. Marcus Majella agrada ao público infantil e mesmo com muitas piadas rasas, vai arrancar risos pelo conjunto da obra. Importante dizer que esse é um dos últimos trabalhos de Eduardo Galvão que faleceu recentemente vítimas de complicações pela COVID-19. Essa é uma comédia genérica, que agrada pelo carisma e pelas referências, mas é inferior ao original e não traz nada marcante. Vale sim o ingresso, bom para ver com a família e a indicação etária é livre para todos os públicos.

A outra estreia desta semana é Legado Explosivo. Complicado entender como esta produção conseguiu distribuição em diversos países. A explicação simples é a pandemia, que reduziu o número de produções, e por conta do protagonista interpretado pelo irlandês Liam Neeson. Previsível, simplório e descabido, o roteiro desenvolve uma narrativa que espanta até o espectador mais desatento. Tudo gira em torno de seis pessoas e as ações não fazer qualquer sentido. Neeson interpreta um notório ladrão de bancos que rouba sem fazer vítimas ou deixar rastros. Depois de muitos anos ele conhece uma mulher, se apaixona e decide mudar de vida, afinal ele não quer segredos com sua companheira. Lembremos que o “Ladrão Honesto”, tradução literal do título em Inglês, tem quase sessenta anos. Outro problema é o FBI em Boston. Parece ser composto por apenas quatro agentes que não fazem ideia de como usar os recursos tecnológicos ou que consequências virão dos seus atos. É tudo tão descabido, tão mal dirigido que nem as cenas de ação conseguem trazer algum alívio. Tudo foi feito para contar uma história do tipo de personagem que Neeson vem interpretando, ou seja, o “bom” justiceiro ou o herói que salva a todos”. O elenco conta com duas ótimas participações além de Liam Neeson que carrega o filme mas não o salva, tem a participação da experiente Kate Walsh e do Robert Patrick. Esse é o segundo longa dirigido por Mark Williams que é mais conhecido como produtor da ótima série Ozark, e não foi desta vez que ele acertou. É um filme que só vai agradar aos fãs do protagonista e só serve mesmo como entretenimento simplório. A indicação etária é para maiores de 14 anos.

Para assistir em casa a dica desta semana vai para Lupin. Disponível na Netflix, a série se baseia na obra do escrito Maurice LeBlanc e conta as aventuras de Arsène Lupin, um ladrão misterioso e mestre nos disfarces. LeBlanc fez muito sucesso na França e chegou até a incomodar o escritor Arthur Conan Doyle quando lançou em 1908 o livro Arsène Lupin contra Herlock Sholmes. A primeira temporada da série, ou primeira parte (como está sendo chamada), tem apenas cinco episódios e uma sequência já está sendo produzida. Neste momento Lupin está em segundo lugar entre as mais vistas de todo o catálogo da Netflix.

Compartilhar