Filmes da semana 27/12 até 02/01

29/12/2018 14:03:37
Compartilhar

Estreia esta semana em Nova Friburgo Minha Vida em Marte. Adaptação da peça de mesmo nome e continuação também do monólogo Os Homens São de Marte e é Para Lá Que Eu Vou, Fernanda, interpretada pela Mônica Martelli, continua sua saga para encontrar a felicidade e segue firme criticando e debochando dos padrões comportamentais. A comédia nacional, principal gênero produzido por aqui, tem conseguido boa desenvoltura nas bilheterias e um dos motivos do sucesso atual tem um nome: Paulo Gustavo. Na verdade ele foi escalado para fazer a dupla com a protagonista de forma estratégica e decisiva. Difícil imaginar qualquer risada sem o ator que, apesar dos eternos trejeitos da Dona Hermínia, faz o humor que encaixa com a proposta e o faz com desenvoltura. Importante ressaltar que o filme cumpre seu principal objetivo que é fazer rir. Existem nítidos problemas de fluidez, a diretora Susana Garcia, que também adaptou o roteiro, parece ainda não ter a experiência necessária e o filme acaba ganhando uma cara de sequência de esquetes. Nesse ponto essa continuação está aquém do original. Outro problema é a busca pelo riso deixando um pouco de lado o objetivo principal que é o debate sobre nossas buscas e a capacidade em encontrar a felicidade nos pequenos gestos, nas nossas conexões e principalmente com nós mesmos. O elenco conta com nomes como Marcos Palmeira, Gabriel Braga Nunes e Fiorella Mattheis, mas tudo fica mesmo em torna da dupla Martelli e Gustavo. Vale ressaltar que a dramaturgia que Mônica Martelli busca tem uma nítida visceralidade, um tipo de autocrítica das suas experiências e desventuras. Mesmo não sendo uma atriz com desenvoltura, ela consegue extrair de forma inteligente o melhor de si. O filme não decepciona, mas deixa a desejar principalmente se comparado com a peça, mas cumpre a proposta. Vale sim o ingresso e a indicação etária é para maiores de 12 anos. 

A outra estreia nos cinemas em Nova Friburgo é Bumblebee. Parece mesmo que a franquia dos Transformers é eterna, alguém em Hollywood deve realmente gostar dessa coisa de robôs e carros, mas apesar dos clichês e do roteiro com formato enlatado, o filme tem ritmo, desenvolve bem suas personagens e acerta o tom, o período e as relações. Na verdade, esse é ser o melhor filme da franquia desde o original. O grande acerto está exatamente onde deve, em um roteiro que busca um enredo sólido, ó simples e bem desenvolvido. Claro que todos amam o Bumblebee e nada melhor do que utilizar isso para reforçar suas origens na Terra, e criar um ambiente favorável para o enredo como um todo. Tudo se passa nos anos 80 o que vai agradar em cheio os fãs da série original, assim como retorna às origens do formato narrativo. A protagonista, interpretada por Hailee Steinfeld encontra o fusca amarelo e decide recuperá-lo, mas não demora para perceber que não se tratava de um carro comum. Aos poucos a jovem cria um laço forte com o robô que está sendo perseguido por Decepticons, e logo se envolvem em uma batalha que pode selar o destino dos humanos na Terra. Tudo isso ao som de bandas como Simple Minds, The Smiths, Duran Duran e muitos outros. Mesmo com muitos clichês e o manual de roteiro em baixo do braço, o filme surpreende pelo ritmo e por não buscar as saídas fáceis que vimos em alguns anteriores da franquia. Quando não imaginávamos mais aparições dos carros robóticos, eis que surge uma boa proposta e que vai agradar aos fãs e a todos com mais de 30 ou 40 anos. Vale muito o ingresso e a indicação etária é para maiores de 10 anos.

Esta semana não vou dar dicas, mas vou indicar, segundo minhas análises, os 10 melhores e piores filmes de 2018 do circuito comercial e nas plataformas de streaming.

10 Melhores filmes de 2018

1 – Roma
2 – Um Lugar Silencioso
3 – Assunto de Família
4 – Guerra Fria
5 – A Favorita
6 – Infiltrado na Klan
7 – O primeiro Homem
8 -Vingadores: Guerra Infinita
9 – Pantera Negra
10 – Nasce uma Estrela

10 Piores filmes de 2018

1 – 15h17 – Trem para Paris
2 – Nada a Perder
3 – Cinquenta Tons de Liberdade
4 – Slender Man – Pesadelo Sem Rosto
5 – O Paradoxo Cloverfield
6 – Venom
7 – Jurassic World: Reino Ameaçado
8 – Verdade ou Desafio
9 – Robin Hood – A Origem
10 – Uma Dobra no Tempo

Compartilhar