Filmes da semana 27/03 até 02/04

27/03/2015 11:02:42
Compartilhar

Para esta semana temos apenas uma estreia em Nova Friburgo, Cinderela. Se no passado a Disney foi salva da falência pela adaptação mais famosa para o cinema desse conto, desta vez a nova versão vem ao encontro da atual proposta dos Estúdios Disney em fazer remakes com personagens reais e, em Cinderela, com mais cenários e menos efeitos especiais. Dirigido pelo conhecido ator, diretor e roteirista Kenneth Branagh, o filme tinha tudo para ser uma cópia da animação de 1950 cheia de efeitos especiais, personagens exagerados e piadinhas, mas não é. O ritmo suave e a opção por muitas cenas sem qualquer efeito, a moda antiga, leva ao filme um frescor e uma releitura mais cadenciada ao gênero fantasia que a muito se perdera. O olhar se volta para os detalhes da direção de arte, como é Disney sempre primorosa, e para as personagens e suas psiques. Outro grande acerto é o elenco. Cate Blanchett de madrasta má está ótima, Helena Bonham Carter que normalmente faz a vilã acerta como Fada Madrinha e narradora e Lily James e Richard Madden são fofos e funcionam bem como a Cinderela e o príncipe. O roteiro foi bem fiel ao conto que conhecemos o que gerou certa frustração e discórdias, afinal, trata-se de uma história machista e de resiliência, com o culto a moral e a necessidade humana de ascensão. O fato é que Cinderela é um drama que foi belamente filmado sob o olhar de um mundo romântico e com sabor nostálgico. Foi um acerto da Disney que parece ter retomado os trilhos após inúmeros fracassos. Vale muito o ingresso e é certamente um ótimo programa para a família. A indicação etária é livre.

Como só tivemos uma estreia esta semana, vou fazer um apanhado rápido do que está em cartaz em Nova Friburgo. A Série Divergente: Insurgente é um bom filme de ficção apesar de alguns problemas de produção, elenco mal aproveitado e roteiro. Interessante a visão de futuro dominado pelas mulheres. Em Golpe Duplo, Will Smith, Margot Robbie e Rodrigo Santoro fazem um filme bem intencionado sobre golpistas mas muito previsível e com problema de ritmo. Algumas pessoas me perguntaram se era o próprio Rodrigo quem dublava a si mesmo e a resposta é sim. Realmente seria estranho vê-lo com outra voz. Renascida do Inferno é o representante do gênero terror que acerta nas referencias de clássicos mas com muitos clichês. Não que isso importe para os fãs. O Sétimo Filho é uma fantasia desencontrada e com um elenco desinteressado que só se salva por causa da boa qualidade dos efeitos 3D que realçam a profundidade de campo. Por último Para Sempre Alice é o único vencedor do Oscar em cartaz. Destaque para Julianne Moore que faz um trabalho brilhante ao interpretar uma linguista bem sucedida e mãe de família diagnosticada com Alzheimer. É um drama que não se apega aos exageros e com um elenco afiado. Este vale o ingresso.

 

Sugestão:

Para que vai preferir ver um bom filme em casa a dica é A Vila. Drama e suspense bem dirigido e com um ótimo elenco. Destaque para a direção de arte e os arpejos dos violinos na música de James Newton Howard.

Compartilhar