Filmes da semana 23/12 até 29/12

23/12/2016 19:04:40
Compartilhar

Estreia esta semana Minha Mãe é uma Peça 2. Lançado em 2013, o primeiro filme foi nada menos que a maior bilheteria de um filme nacional naquele ano. Com esse sucesso todo uma continuação foi logo anunciada, mas será que Dona Hermínia, 3 anos depois ainda está com fôlego para atrair um público significativo aos cinemas? Que o ator Paulo Gustavo é um dos melhores comediantes e possui um carisma arrebatador ninguém duvida. Mas será que a personagem da mãe cheia de trejeitos, tiradas e desbocada ainda agrada? Pelo visto sim. Mesmo sem renovar muito, e nem pode, o filme está mais maduro, com uma produção mais esmerada e, o mais importante, continua engraçado. Desta vez Dona Hermínia está morando bem, com um programa na televisão e infernizando os filhos e o ex-marido como sempre. Para sua surpresa os filhos se mudam para São Paulo e ela começa a experimentar a síndrome do ninho vazio. Além do elenco tradicional, a presença da Patricya Travassos, Samantha Schmütz e a ponta da Fátima Bernardes dão um Up em um elenco já afinado. Claro que o dono do palco é o Paulo Gustavo que consegue fazer o humor cotidiano, chutando o “correto” sem agredir e com inteligência. É uma boa comédia para o público mediano e que agrada a todos, mas não vai além. Tem momentos incômodos com cenários que mais parecem um programa de auditório assim como os clichês tradicionais. O certo é que o negócio aqui é mostrar as belezas de Niterói e fazer o povo rir a qualquer custo e isso, o filme faz bem. A data é ótima para atrai o público e o filme vai agradar mas será que vai conseguir bater o primeiro? Vale sim o ingresso e a indicação etária é para maiores de 12 anos.

A outra estreia desta semana é Invasão Zumbi. É muito raro que uma produção da Coréia do Sul rode o mundo com um filme capaz de atrair o público em geral. Interessante que isso ocorreu com um filme sobre zumbis que, por mais que estejam em alta, não emplaca um filme sério nos cinemas a muito tempo. No original, Train To Busan, o enredo é sobre um pai ausente que vai levar sua filha para ver a mãe na cidade de Busan por trem e se deparam com uma contaminação em massa que transforma as pessoas em zumbis. Na verdade não são zumbis comuns como estamos acostumados a ver. São mortos-vivos turbinados, ensandecidos e até meio cooperativos. Tecnicamente o filme é muito bem cuidado. São belas imagens e com força narrativa relevantes. Outro ponto forte são os efeitos, principalmente a maquiagem. Os atores tem aquela tradicional mania de agir e reagir com cara de espanto, além dos tradicionais movimentos rápidos. Marca registrada em filme de artes marciais. O importante é que as atuações são consistentes apesar dos exageros. O roteiro segue a risca o modelo narrativo tradicional. Foca em um drama pessoal específico e usa um contexto para alterar a percepção da realidade e levar redenção ao protagonista. Além disso, muitas reviravoltas, correria e tensão seguram a atenção até o final em um crescente, consistente e bem articulado. Para os fãs do género terror é obrigatório, basta pensar de como é raro um filme da Coréia do Sul entrar no circuito “comercial” por aqui em Nova Friburgo ou mesmo no Brasil. Vale muito o ingresso e a indicação etária é para maiores de 14 anos.

Sugestão:
Para assistir em casa a dica desta semana vai para Um Duende em Nova York. Um dos melhores filmes sobre o natal dos últimos tempos que mistura fantasia, comédia e toda a magia que envolve esta data festiva. Bom para assistir com as crianças e toda a família.

Desejo a todos um feliz natal!

Compartilhar