Filmes da semana 22/05 até 28/05

22/05/2015 16:43:56
Compartilhar

Estreia esta semana o remake de um super clássico do cinema, Poltergeist – O Fenômeno. Não podemos nos deixar levar pela imagem do filme de Tobe Hooper de 1982. Não teria como fazer algo próximo do original e o diretor Gil Kenan sabia disso. É claro que referências são esperadas e bem vindas, como o palhaço assustador, a árvore batendo na janela e a televisão  conectada com o além. Muitas falas também são semelhantes e o enredo é basicamente o mesmo. Uma família se muda para uma casa que foi construída em cima de um cemitério e é assombrada por almas perdidas. As semelhanças terminam aqui. A narrativa remete aos filmes modernos de terror com vários sustos, cenas simultâneas e muita correria. A necessidade de reforçar o comprometimento da família em lutar juntos é exagerado e bobo. A insistência em modernizar também incomoda. A família está com problemas financeiros, adora todo tipo de parafernália eletrônica e por pouco não faz um vídeo e posta no youtube. Sam Rockweel e Rosemarie DeWitt não comprometem e o menino Kyle Catlett é na verdade o protagonista, o fio condutor do filme. Destaque para Jared Harris, não pela interpretação, mas sim pelo estilo de caçador paranormal em busca de redenção. Resumindo, é um filme de terror comum, fiel aos clichês do gênero, com algumas referências ao original. A boa notícia é que ele consegue produzir alguns bons momentos e até assustar. Vale o ingresso e a indicação etária é para 12 anos. 

A outra estreia desta semana é A Incrível História de Adaline. O filme é um romance com pitadas de drama e realismo fantástico. Mais uma vez temos um enredo sobre a vida eterna com uma abordagem melancólica. Blake Lively interpreta Adaline, uma mulher comum, casada e com uma filha pequena. Após um acidente e uma sequência de acontecimentos ela se torna uma pessoa imortal, condenada a viver escondida e a assistindo as pessoas que ama envelhecendo dia após dia. Com um tom minimalista, o filme é no fundo uma fábula com direito a narrador e tudo mais. Blake compõe uma mulher que não envelhece, com beleza e serenidade. Michiel Huisman não emplaca com um personagem superficial mas Harrison Ford faz um bom trabalho. A direção de arte sempre se aproveita bem de filmes que transitam por longos períodos de tempo e esse é mais um bom exemplo. O figurino, os cenários, a maquiagem e a fotografia acrescentam muito à narrativa. É um romance com um pouco de água com açúcar, conservador e muitos clichês, mas que foge um pouco do tradicional ao buscar um amor mais “duro”, menos flores e mais pedras. Aqui, as mulheres dão as cartas. É bom ver mulheres no comando de suas histórias. Os homens são coadjuvantes, meninos deslumbrados e apaixonados procurando suas amadas. É um filme belo, com boas cenas e interpretações que, vai certamente te emocionar. Vale sim o ingresso e a indicação etária é para 12 anos.

A dica da semana para que vai preferir ficar em casa é para Erik, o Viking – Monty Phyton. Um clássico da comédia inglesa com Tim Robbins, John Cleese e Terry Jones. Para quem gosta de Games Of Thrones e semelhantes, vai se identificar e rir muito.

Compartilhar