Filmes da semana 20/11 até 26/11

20/11/2015 17:44:04
Compartilhar

A grande estreia desta semana, e provavelmente a mais esperada do ano é Jogos Vorazes: A Esperança – O Final. Mais uma franquia voltada para o público jovem chega ao seu final. A boa notícia é que, nesse caso, o desfecho é conclusivo, não deixa pontas soltas e é maduro. A abordagem de uma heroína indecisa, forte mas com conflitos morais é um dos acertos da franquia. Jennifer Lawrence, a atual queridinha de Hollywood, que interpreta Katniss é a grande estrela do filme. Mesmo com atores de peso como Woody Harrelson, Julianne Moore, Donald Sutherland e um dos preferidos das adolescentes Liam Hemsworth, toda a atenção é para Lawrence. Tecnicamente o filme tem uma abordagem própria, com tons pasteis e cores frias. A primeira aparição do vermelho, por exemplo, só se faz com mais de uma hora de exibição. Outra questão interessante é o plano diferenciado para a heroína. O rosto de Lawrence é enorme na tela, quase um close o tempo todo. Nos outros personagens são usados planos mais afastados. É uma proposta visual que busca ressaltar o emocional. Claro que tem muita ação, afinal, é a proposta, mas nessa última parte, o foco é a dualidade filosófica desde a persona como ser individual até o coletivo social. Não há como não lembrar dos recentes atentados terroristas, afinal o enredo é sobre um grupo terrorista, ou do governos socialistas ditatoriais. A Capital é uma Rússia desbotada, grandiosa e perdida no tempo. Um ponto importante é que é a última aparição de Philip Seymour Hoffman que morreu durante as gravações. Um aviso para quem não viu os filmes anteriores,pode esquecer, não vai entender. Vale muito o ingresso e é obrigatório para quem conhece a franquia. A indicação etária é para maiores de 12 anos. 

A outra estreia desta semana é Ninguém Ama Ninguém… Por Mais de Dois Anos. Frase de um dos maiores dramaturgos e escritores do Brasil de todos os tempos, o filme faz mais do que uma referência, mas uma homenagem à Nelson Rodrigues. Durante os 87 minutos de exibição, frases, citações, referências e até as preferências de Nelson estão constantemente explicitadas na tela. Do diretor Clovis Mello, estreando em longa de ficção, o filme conta 5 pequenas histórias do ponto de vista crítico Rodriguiano da sociedade carioca. Destaque para as atuações de Gabriela Duarte, Marcelo Farias e Ernâni Moraes. O ponto forte do filme está na qualidade e capricho da produção de arte, principalmente os cenários e figurinos. É sempre bom ver uma proposta ousada que, no caso, conta varias histórias de forma não linear. Umas se misturam, outras nem tanto e com durações e abordagens distintas. Mesmo que o universo seja o mesmo, fazer fluir tantas tramas acabou por deixar o público confuso e com dificuldade para ligar os pontos. Mais uma vez temos um roteiro com problemas mas, pelo menos, tem coragem e ousadia. O importante é que Nelson Rodrigues é inteligente, ainda atual e sempre nos leva além do comum socialmente certinho. Vale muito o ingresso e é um bom programa para fazer com a namorada. Como diz o material de divulgação: “leve sua namorada antes que alguém leve”. Indicação etária é para maiores e 16 anos.

 

SUGESTÃO
Para ver em casa a dica desta semana vai para a série Hermlock Grove. Estrelada pela bela Famke Janssen, tem um pouco de tudo do universo de terror. Vampiros, lobisomens, cientistas loucos e bruxas convivem em uma cidade incomum, repleta de mistérios e conflitos. Destaque para a trilha sonora e os efeitos especiais.

Compartilhar