Filmes da semana 17/04 até 23/04

17/04/2015 11:56:31
Compartilhar

Estreia nos cinemas esta semana Chappie. É uma ficção científica que tem como tema central a inteligência artificial. O filme se passa na África do Sul e o enredo é sobre robôs que ajudam a polícia a reprimir a criminalidade. Em um experimento, o criador dos robôs desenvolve um programa de inteligência artificial e os testa escondido, criando problemas para a empresa fabricante e abrindo possibilidades para projetos concorrentes e sabotagens. É uma história simples mas o roteiro fez tudo para complicar. As situações em geral são inverossímeis, até ridícula em alguns momentos. Não estou falando da escolha pelo retrô, como a dos computadores rodando um OS com sintaxe de comando, mas sim dos ambientes, as personagens, as ações e soluções dos conflitos. Com tantos problemas só podemos entender que não foi um erro, foi uma escolha. E essa escolha custou caro. O filme é uma miscelânea de situações sem sentido, tentando abraçar muitos temas relevantes sem conseguir realmente desenvolver nada. O que salva em Chappie são as boa cenas de ação, os efeitos especiais e as atuações de Sigourney Weaver e Hugh Jackman que mesmo quando tudo parece estar errado, conseguem extrair alguma coisa a mais das personagens. A idéia da produção de arte também é boa, horas com muito cinza e horas com muita cultura POP. Resumindo, o filme é um tipo de pinóquio às avessas que se perde ao tentar abraçar muitos temas ao mesmo tempo. Como é a única estreia desta semana em Nova Friburgo, pode ser uma opção, mas talvez seja melhor guardar o dinheiro para ver Os Vingadores na semana que vem. Por conta da violência e da linguagem, a indicação etária é para 16 anos.     

Como só tivemos uma estreia em Nova Friburgo, vou repetir o apanhado que fiz na semana passada dos filmes em cartaz. A Série Divergente: Insurgente está resistindo a várias semanas por ser uma boa ficção científica. Tem problemas estéticos, muita referência obvia e atores mal aproveitados, mas o resultado é bom. Destaque para a visão de mundo comandada pelas mulheres. Cinderela é uma boa aposta da Disney que fez uma nova versão muito bem cuidada caprichando nos detalhes e com menos efeitos especiais. É bonito e vai agradar a toda família. Outro bom programa para levar as crianças é Cada Um na Sua Casa. Uma animação com cara de video clipe que tem seu ponto forte no visual e nas canções. Velozes e Furiosos 7 é mais um filme de uma franquia de sucesso que cada vez mais recorre ao absurdo. A morte de Paul Walker leva grande carga dramática ao filme que é uma espécie de homenagem ao falecido ator. Os fãs não vão se decepcionar com as frases feitas do Vin Diesel e nem com a ação descabida. Semana com praticamente os mesmos filmes. Se tiver algum que você ainda não viu esse é o momento. Bom divertimento.

Para ver em casa esta semana vou recomendar o filme A Queda. As Últimas Horas de Hitler. Um filme alemão que retrata de forma humanizada os últimos dias da vida do ditador. Forte e impactante, é sempre importante conhecer melhor e refletir sobre esse sombrio momento da história humana.

Compartilhar