Filmes da semana 14/08 até 20/08

14/08/2015 16:22:25
Compartilhar

A principal estreia da semana é Missão: Impossível – Nação Secreta. Indo direto ao ponto, é o melhor filme de ação até a presente data de 2015. São tantos os acertos que é até difícil enumerá-los. É muito gratificante ver Tom Cruise tão bem e um filme tão bom. É uma espécie de manual de como fazer um filme de espiões. O roteiro consegue contar uma trama plausível e empolgante. Um pouco previsível mas com diálogos inteligentes, muita ação e piadas nos momentos certos. Referências livres de arquétipos são utilizadas em todo o filme e quem está acostumados com filmes de espiões vai identificar algumas delas, como por exemplo a obra Turandot de Puccini, muito explorada e com momentos de alusão ao Ethan Hunt e seu par romântico. Aliás, destaque para a atriz sueca Rebecca Ferguson que interpreta uma espécie de agente duplo e quase rouba a cena. Claro que o filme é do Tom Cruise que aos seus 53 anos dispensou os dublês da maioria das cenas de ação e ficou pendurado do lado de fora de um avião, preso por cabos, logo no início do filme. Ainda sobre o elenco, não posso deixar de destacar as boas participações de Jeremy Renner, Simon Pegg e Alec Baldwin. É provavelmente o melhor filme da franquia e tem tudo que gostamos. O herói, os amigos fiéis, o vilão misterioso, mulheres bonitas, glamour, perseguições alucinadas, um pouco de romance e belas locações. Esse vale cada centavo do valor do ingresso e a indicação etária é para 14 anos. 

A outra estreia da semana é O Pequeno Príncipe. Difícil imaginar alguém que não conheça a obra escrita por Antoine de Saint-Exupéry. Apesar de ser um livro para crianças, seu teor poético e filosófico encanta a todos. Para ser ter uma ideia é o livro em língua francesa que mais vendeu no mundo e o terceiro mais traduzido. Só por esses fatos já podemos ter uma dimensão do quanto essa animação pode chamar a atenção do público. Acontece, porém, que não se trata de uma adaptação, mas sim de um filme que faz referências e especulações sobre as aventuras do príncipe solitário. O enredo é sobre uma menina que vive com padrões rígidos e encontra no vizinho um universo criativo e lúdico. É uma espécie de contraponto entre a vida da menina e a do vizinho. O pequeno príncipe surge fazendo um paralelo com a menina utilizando simbolismos e metáforas entre eles. A boa ideia aí foi a de utilizar técnicas de animação distintas. Enquanto a menina é apresentada com computação gráfica, o príncipe aparece em stop motion. Isso sem falar das estéticas e cores para simbolizar as personagens. Importante ressaltar mais um ótimo trabalho do Hans Zimmer e Richard Harvey na marcante trilha sonora. Apesar de todos os acertos, o roteiro, ainda que corajoso, joga um balde de água fria ao tentar ser mais do que poderia ser. Resumindo, é belo e muito bem feito mas que se perde ao tentar ir além do que poderia. Vale sim o ingresso e só será exibido em um único horário nos dias 14, 15 e 16 de agosto. A indicação etária é livre. 

 

 Sugestão:

A dica para assistir em casa vai para a série Penny Dreadful. Uma mistura de terror e suspense com referências aos clássicos do gênero e que conta com uma das melhores direções de arte já utilizadas em seriados para televisão. Belo, inquietante e surpreendente.

Compartilhar