Filmes da semana 13/11 até 19/11

13/11/2015 16:05:36
Compartilhar

A principal estreia desta semana em Nova Friburgo é Como Sobreviver a um Ataque Zumbi. Comédia que surfa na onda da moda de filmes e séries com zumbis. Diferente do Zumbilândia, por exemplo, que tinha um humor mais sutil, esse filme é o tradicional besteirol sobre adolescentes que se sobressaem em situações de perigo. São 3 escoteiros, o nerd, o sem noção e o bonitinho fofo que, entre dilemas de lealdade e questões da puberdade, enfrentam zumbis para sobreviverem e salvar a princesa. É tudo muito clichê e óbvio. É a comédia adolescente meio moderninha sobre um assunto da moda e com as mesmas questões de sempre. A pergunta importante aqui é: O filme é engraçado? Sim e, apesar dos exageros, dos estereótipos e dos apelos, tem lá seus momentos. É direcionado para o público jovem e busca criar pontos de identificação. Mesmo com olhar baseado na sociedade Norte Americana, estamos em um mundo globalizado e sempre tem alguma coisa em comum. Vale o ingresso, mas só para relaxar. A indicação etária é para maiores de 14 anos.  

Para as crianças estreia esta semana O Reino Gelado 2. Continuação da animação produzida na Rússia em 2013 baseada, assim como Frozen – Uma Aventura Congelante, em um conto do Dinamarquês Hans Christian Andersen. Mesmo se tratando de uma continuação, no início tudo é explicado para posicionar o público e dar fundamentação até mesmo para quem não viu o primeiro filme. Dessa vez o protagonista é Orm, que no original era o ajudante da Rainha das Neves e que deixa para traz seus dias de vilão e segue com sua vida. Orm agora vive uma vida rotineira e comum, trabalhando em uma mina, morando com a sua avó e com problemas para pagar as contas. Ele vê uma oportunidade de virar a mesa e resolve participar de um concurso para se casar com a princesa. O que segue deste contexto é bem previsível com situações caricatas do trapalhão sem noção que até tem alguma graça, mas não empolga. Isso tudo, é claro, com uma lição de moral para o final. A parte boa está na dualidade de alguns personagens sem forçar a barra para o “caminho do bem”. Importante ressaltar que a animação não tem a mesma qualidade de estúdios como DreamWorks ou Disney, mas consegue desenvolver imagens com belas paisagens. É um filme direcionado para o público infantil e certamente não vai despertar muito interesse nos adultos. Vale o ingresso, mas é uma animação infantil. Indicação etária livre.

Sugestão:

Para ver em casa a dica desta semana vai para Il fiore delle mille e una notte. Uma obra prima de Pasolini que debate a sexualidade através de uma abordagem estética inconfundível. Indicado somente para os iniciados e maiores de 18 anos.

Compartilhar