Filmes da semana 08/06 até 14/06

09/06/2018 18:06:52
Compartilhar

Estreia esta semana nos cinemas Oito Mulheres e um Segredo. Essa é uma continuação da franquia que iniciou com Onze Homens e um Segredo e, tem a ação focada em um roubo espetacular e time de ladrões que esbanja carisma, charme e irreverência. Desta vez, são as mulheres que protagonizam um time seleto de especialistas para roubar uma joia. Sandra Bullock interpreta Debbie Ocean, irmã de Danny, personagem de George Clooney nos anteriores, é quem comanda as ações. O diretor Gary Ross fez o dever de casa e tenta entregar uma obra fiel a franquia que se destaca também pela narrativa rápida e descolada, usando muita música, cortes e imagens simultâneas. O problema é que não ficou tão bom como os filmes anteriores e nada trouxe de novo. As músicas não conseguem criar identificação, são genéricas e pouco descoladas. Ainda existem problemas no roteiro que apostou em uma reviravolta sem dar qualquer pista ou fundamentação, e isso é sempre ruim. O filme tem o seu maior brilho com a qualidade de estrelas que quando contracenam juntas, criam um frescor impressionante e que faz tudo valer a pena. Cate Blanchett sempre charmosa, Anne Hathaway que desta vez não é boazinha, ainda bem, Mindy Kaling sempre engraçada e Sarah Paulson, Rihanna, Helena Bonham Carter, formam um elenco digno da franquia que sempre teve nas personagens, seu maior trunfo. Destaque também para o figurino luxuoso que sustenta toda a atmosfera de exageros e glamour. Esse é um entretenimento típico do cinema de Hollywood que sabe divertir se aproveitando de todas as artimanhas possíveis. Muita gente bonita, tiradas inteligentes, não se levando muito a sério e tentando contar uma boa história. Vai agradar mais do que decepcionar. Vale sim o ingresso e a indicação etária é para maiores de 14 anos.

Estreia também nos cinemas No Olho do Furacão. Mais um representante do cinema catástrofe ganha as telas nas mãos do experiente, mas simplista diretor Rob Cohen. Com um roteiro incoerente e situações mais descabidas possíveis o filme consegue até divertir e construir boas cenas de ação, mas é necessário de o público compre a ideia e queira um divertimento simples e esquecível. O enredo é sobre um grupo que tenta roubar uma grande quantidade de dinheiro em uma instalação militar que seria descartado, e decidem fazer isso durante um furacão. Toby Kebbell e Maggie Grace formam a dupla que resiste assalto sem qualquer química. O resto do elenco nada acrescenta. É basicamente um filme sobre um furacão que está se intensificando e um situação extrema de conflito. Tudo é muito previsível e o inevitável riso em algumas situações, inclusive com mortes, lembram filmes trash de terror. Os efeitos digitais são bons e conferem algum status para a produção aumentando a sensação de fantasia. Para quem gosta de catástrofes, cenas inusitadas com coisas voando e situações tensas, vai até gostar, principalmente se conseguir imergir no universo proposto. Vale o ingresso e a indicação etária é para maiores de 14 anos.

Por fim estreia em Nova Friburgo Vingança. Com apenas quatro personagens, o filme é uma explosão de violência, cores e ação. A diretora e roteirista Coralie Fargeat faz uma estreia com personalidade que nos faz lembrar de um dos ícones do cinema pop, Quentin Tarantino. É uma proposta simples e sem surpresas, o final é dado mesmo antes do filme começar, a questão é somente como as coisas vão acontecer, e esse é o ponto alto desta produção. Sem medo de usar a violência e, até exagerando, a diretora usa diversos clichês a seu favor. São várias referências com muito close, slow motion e muito mais para acentuar o atmosfera. Insetos, nudez, muito sangue e uma sensação de isolamento complementam um filme que trabalha o sensorial do público. Todos os atores estão muito bem, e isso é fundamental em uma produção como essa. Existe ainda muito simbolismo nas entrelinhas. Uma crítica ao machismo e a sociedade. A violência também ocorre no campo do psicológico, o que reforça ainda mais a pegada feminista. A diretora francesa não poderia ter feito uma estreia melhor e demostrou personalidade, força narrativa e principalmente, controle dos processos que envolvem desenvolver um filme. Vingança é simples, forte e vai sempre ficar na memória. Vale muito o ingresso e a indicação etária é para maiores de 18 anos.

Uma boa noticia para os amantes do bom cinema é que esta semana temos em Nova Friburgo o Festival Varilux de Cinema Francês. São diversas produções abordando as mais diferentes nuances dos seres humanos. Essa é a lista dos filmes e vale muito tirar um tempinho para conferir.

– De Carona para o Amor
– O Último Suspiro
– Gauguin – Viagem ao Taiti
– Custódia
– Marvin
– Primavera em Casablanca
– Nos Vemos no Paraíso
– Carnívoras
– A Raposa Má
– O Poder de Diane
– O Orgulho
– O Amante Duplo
– A Aparição
– 50 São os Novos 30
– O Retorno do Herói
– Promessa ao Amanhecer
– Troca de Rainhas
– A Noite Devorou o Mundo
– Amante Duplo
– A Busca do Chef Ducasse
– A Excêntrica Família de Gaspard

Até dia 13/06

http://variluxcinefrances.com/2018/cidade/nova-friburgo-rj/

Compartilhar