Filmes da semana 07/11 até 13/11

09/11/2019 12:51:17
Compartilhar

Estreia esta semana nos cinemas em Nova Friburgo Doutor Sono. Essa foi a missão impossível que o diretor e roteirista Mike Flanagan resolveu aceitar. Fazer a continuação de O Iluminado, um dos filmes mais icônicos da história do cinema e com a assinatura de Stanley Kubrick. Com a continuação escrita por Stephen King, que não gosta da adaptação de Kubrick por fugir muito do texto original, abriu-se a possibilidade de uma nova adaptação, mas o problema era como fazer isso. A resposta foi dada pelo Mike Flanagan e se resume a uma proposta inteligente e muita coragem. Doutor sono é um filme longo, lento e que exige imersão. Ele tem referências estéticas e sequências que remetem ao primeiro filme, mas consegue desenvolver um olhar próprio. O enredo mostra Danny, agora um homem depressivo e destruído, que tenta encontrar algum caminho e se depara com uma menina que possui os mesmos poderes que ele, mas ainda mais fortes. Juntos eles precisam um grupo rival que ameaçam os iluminados. Importante ressaltar o ótimo trabalho da produção e das sequências que demonstram o exímio domínio de câmera de Flanagan, que conduz o olhar impregnando suspense e drama na imagem, isso é fruto de muito planejamento. Ewan McGregor foi uma escolha acertada para interpretar Danny Torrance crescido e o elenco ainda conta com a Rebecca Ferguson no papel de vilã, a carismática Kyliegh Curran que se mostrou uma grata revelação e o experiente Cliff Curtis. Interessante ressaltar que os vilões são frágeis e a menina poderosa, gosta do poder. Isso foge bastante da jornada do herói que normalmente é utilizado para desenvolver as personas. Doutor Sono é um filme digno e corajoso que expande o universo de O Iluminado com louvor. Para quem viu o filme de 1980, o ideal é se despir de expectativas e aproveitar o momento. Para quem não viu, vá ver antes ou a experiência vai ser muito menos interessante. Vala muito o ingresso e a indicação etária é para maiores de 16 anos. 

A outra estreia desta semana é A Odisseia dos Tontos. É sempre bem-vindo em Nova Friburgo o ótimo cinema argentino. Essa é a produção de maior destaque dos hermanos de 2019 e que vai disputar uma vaga como indicado a Melhor Filme Estrangeiro no Oscar. O enredo é sobre um grupo de pessoas do interior que reúnem forças para captar dinheiro para um empreendimento, mas com o surgimento da crise de 2001, são roubados por um esquema envolvendo o próprio banco onde estava guardado o dinheiro. O diretor Sebastián Borensztein (Um Conto Chinês), que também colaborou com o roteiro, tem a habilidade de conduzir uma narrativa suave que transita entre o drama e a comédia de forma orgânica. Tudo que precisa, nos é dado, As mesmas informações que as personagens possuem, nós também temos. Isso nos aproxima e adiciona peso dramático aos acontecimentos. Importante destacar o trabalho da produção de arte, principalmente a fotografia, mas a trilha sonora exagera em alguns momentos desnecessariamente. Ricardo Darin ancora o elenco dominado por homens, mas os destaques ficam por conta de Verónica Llianás e Rita Cortese. O filme também busca o debate de classes, um tema comum em todo mundo, principalmente na Argentina atualmente. A Odisseia dos Tontos não chega a ser um filme grandioso, mas tem muito pontos interessantes, principalmente para quem tem uma leitura mais apurada e gosta do bom cinema. Independente disso, vai agradar a todos pelo tema, o charme e pelo conto bem contado. Vale muito o ingresso e a indicação etária é para maiores de 14 anos.

Sugestão:
A dica para assistir em casa esta semana vai para O Homem Nas Trevas. Esse é um bom suspense que não se utiliza de recursos sobrenaturais para contar uma história de medo e tensão. Assaltantes se tornam presas em uma casa habitada por um psicopata cego. Interessante pelo jogo sensorial proposto pela narrativa.

Compartilhar