Filmes da semana 07/08 até 13/08

08/08/2015 13:31:50
Compartilhar

A grande estréia desta semana é Quarteto Fantástico. Seguindo a tendência, essa nova versão do quarteto foca no público adolescente e, apesar de ser melhor que as versões anteriores, ainda não tem a força que poderia. Apontando os pontos altos, os efeitos especiais são certamente um bom destaque. O roteiro é bem amarrado mas o enredo agarra na construção de uma linguagem para um público específico. A melhor parte está na direção de arte, principalmente na fotografia que acrescenta muito à narrativa ao usar tons escuros. A humanização do quarteto é muito utilizada e bem vinda, longas passagens da infância dos heróis é explorada e certamente vão agradar muito aos fãs. Miles Teller lidera o elenco com carisma e competência. A proposta amadureceu, os personagens estão mais jovens e, mesmo não sendo um filme definitivo para os heróis, tem honestidade e é certamente o começo de uma franquia promissora. Vale o ingresso e a indicação etária é para 12 anos. 

A outra estreia desta semana é Que Mal Eu Fiz a Deus? Comédia francesa lançada em 2014 com grande bilheteria, mais de 12 milhões, mas que está longe de sustentar a qualidade do cinema francês. O filme conta a história de um casal conservador e suas quatro filhas que escolhem maridos contra a desejo dois pais. São as diferenças raciais e religiosas que impulsionam a narrativa o que constrói um filme raso e com personagens caricatos. O problema não está no preconceito, mas no exagero. As meninas católicas se casam com um negro, um chinês, um muçulmano e um judeu. A sutileza aí passou longe. Ainda precisamos acrescentar as famílias inverossímeis e as situações desnecessárias. Com esses ingredientes é certa a mensagem final edificante e pouco convincente. O filme tem sim alguns bons momentos que até são engraçados mas, com tantos núcleos semelhantes, as piadas se repetem e perdem a força. Lembra muito alguns exemplares do cinema nacional e não é por que é francês, que se traduz em qualidade. Na verdade os filmes europeus que chegam a serem exibidos por aqui são os de grande sucesso independente da qualidade. Indicação etária é para 14 anos.

Sugestão:
Para assistir em casa a dica da semana vai para Sense8. Série original do NetFlix escrito e dirigido pelos Wachowskis. Pessoas em diferentes partes de mundo vivem suas vidas ligadas mentalmente. É belo, forte e relevante.

Compartilhar