Filmes da semana 02/02 até 08/02

02/02/2018 17:43:57
Compartilhar

Estreia esta semana nos cinemas em Nova Friburgo Todo Dinheiro do Mundo. Adaptado do livro Painfully rich do romancista John Pearson, o filme se resume a um caso de sequestro em detrimento da recusa do avô rico em pagar o resgate. Pode parecer pouco, mas com o diretor Ridley Scott, sempre existe uma expectativa grande. O up do filme, porém, está além da peça fílmica e foi causada pela exclusão do ator Kevin Spacey após o escândalo envolvendo diversos casos de assédio. Essa foi uma decisão acertada e corajosa da produção que precisou refilmar diversas cenas. Christopher Plummer aceitou o desafio e ganhou de quebra uma indicação para o Oscar 2018. Complicado também foi reunir Mark Wahlberg e Michelle Willians, atores com agendas cheias, para fazer tudo novamente Assim foi feito e o filme virou o queridinho da mídia e do Oscar. Na verdade, duvido que teria tantas indicações se Spacey tivesse permanecido. Todo Dinheiro do Mundo é um filme bem produzido e dirigido, principalmente quanto as cores frias e quentes, o figurino e os cenários dos anos 70. O problema está no roteiro que impõe um rítimo arrastado e desinteressante. As personagens constroem curvas dramáticas inconsistentes e a narrativa faz o mesmo. Interessante observar que mesmo nos momentos de clímax, o público não esboça reação. Não que seja um filme ruim, mas não é o que parte da mídia disse, o Oscar aponta e o Ridley Scott acha. Sempre bom ver Roma em uma produção de peso, faz lembrar do bom momento do cinema italiano entre as décadas de 60 e 70. Vale sim o ingresso e a indicação etária é para maiores de 16 anos.

A outra estreia desta semana é Paddington 2. Essa é uma grata surpresa em todos os sentidos. A continuação é melhor do que o original, o filme é de uma beleza lúdica impressionante e a mensagem não poderia ser melhor, principalmente em uma cidade como Londres nos tempos atuais. Paul King, diretor e roteirista do filme, se reinventa criando uma visão esteticamente bela e pueril. Mesmo com um roteiro infantil e previsível, as sequências são rápidas e divertidas. O enredo é sobre o fofo urso que precisa de dinheiro e tenta alguns trabalhos antes de uma confusão o colocar na cadeia. Claro que ele conquista a todos, principalmente por suas ações estarem sempre visando o bem. Na verdade, ele vai além e consegue tocar o coração dos rabugentos e desacreditados. Paddington é um estranho em Londres, diferente de todos e tentando se encaixar. Estamos falando de preconceito, superação, compaixão e amor. Os efeitos em CGI estão cada vez melhor, e as interações do urso e dos outros animais digitais é verossímil e surpreendente. O elenco é composto por grandes nomes do cinema britânico como Hugh Bonneville, Sally Hawkins (indicada ao Oscar 2018 por A Forma da Água), Brendan Gleeson, Jim Broadbent, só para citar alguns. Hugh Grant faz um vilão caricata com direito a referencias divertidas como a da cena do trem que remete ao filme Desventuras em Série. Mesmo tendo uma trama simples e batida, o filme esbanja boas sacadas, criticas sociais, beleza e mensagens edificantes. Vai certamente provocar um sentimento bom e quem for assistir. Difícil vai ser resistir quando os ursinhos chegarem às prateleiras. Importante dizer que esta é uma bela e respeitosa homenagem ao escritor Michael Bond, criador do Paddington, que sempre fez muito sucesso na Inglaterra, e que rapidamente vai expandindo suas fronteiras. Vale muito o ingresso e a indicação etária é livre. 

Sugestão:
Para assistir em casa a dica desta semana vai para Nobel. Série norueguesa sobre a guerra no Afeganistão e todo o jogo politico por trás do conflito. Uma visão interessante de Oslo, do Talibã e das sequelas que essas intervenções deixa em nós.

Compartilhar