Fatos inesquecíveis e curiosos dos jogos olímpicos modernos

15/12/2015 16:00:25
Compartilhar

Ano que vem é ano olímpico no Brasil e a gente já está no maior astral pra curtir esse momento único. Pensando nesse assunto resolvi escrever um pouco sobre os fatos inesquecíveis e curiosos de toda era dos jogos olímpicos modernos (1896 a 2016).

Os jogos olímpicos surgira na Grécia, como homenagem aos Deuses do Olimpo, o objetivo era promover a paz entre os povos através do esporte. Os jogos aconteciam em Olímpia, nos primeiros jogos apenas uma prova era disputada a de 170m de corrida.

O criador dos jogos olímpicos da era moderna foi o Barão de Coubertain. Ele nasceu em Paris em 1o de Janeiro e morreu na Suíça, no dia 2 de setembro de 1937, seu coração lacrado numa urna de bronze, esta sepultada em Olímpia.

1896- I Olimpíadas – Atenas (Grécia) – foi o primeiro jogos da era moderna. A bandeira olímpica representa a paz mundial, seus cinco arcos entrelaçados, representam a união entre os cinco continentes. Cada cor representa um continente: azul (Europa), amarela (Ásia), preta (África), verde (Oceania) e vermelha (América). Os atletas não recebiam medalhas de ouro, o primeiro lugar ganhava uma medalha de prata, uma coroa de louros e um diploma, o segundo colocado uma medalha de bronze. A premiação de todas as modalidades acontecia de uma vez só, no dia do encerramento da competição.

1900- II Olimpíadas – Paris (França) – A primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas foi a britânica, Charlotte Cooper, no torneio de tênis. Algumas modalidades curiosas aconteciam nesses jogos como: cabo de guerra, levantamento de peso com uma das mãos.

1904- III Olimpíadas – Saint Lois (USA) – modalidade curiosa: arremesso de peso com uma das mãos.

1906 – Edição Comemorativa – Atenas (Grécia).

1908 – IV Olimpíadas – Londres (Reino Unido),algumas modalidades curiosas dessa época era o jogo do palma e a motonáutica.

1912 – V Olimpíadas – Estocolmo (Suécia); nesses jogos as mulheres passaram a ser oficialmente admitidas nos jogos com a natação. Algumas modalidades curiosas desses jogos foram: arremesso de dardo e disco com as duas mãos.

1916 – Berlim (Alemanha); esses jogos não aconteceram devido a primeira guerra mundial.

1920 – VI Olimpíadas – Antuérpia (Bélgica); nesses jogos o Brasil conquistou o primeiro ouro, pelo tenente do exército Guilherme Paraense, era parte de uma equipe de sete atiradores que partiram para a Bélgica por conta própria. o atleta mais velho de uma olimpíada a conquistar uma medalha olímpica foi Oscar Swahn, com 72 anos ele ganhou medalha de prata na competição de tiro. a competição de cabo de guerra foi realizada pela última vez nesses jogos. Uma modalidade curiosa da época era o tiro ao pombo.

1924 – VII Olimpíadas – Paris (França);

1928 – VIII Olimpíadas – Amsterdã (Holanda);

1932 – IX Olimpíadas – Los Angeles (USA); a primeira mulher brasileira e sul americana que participou de uma edição as Olimpíadas foi a nadadora Maria Lenk. Tinha somente 17 anos e era a unica mulher da delegação.

1936 – X Olimpíadas – Berlim (Alemanha); modalidade curiosa desses jogos era o voo livre de planador. A mais nova competidora a ganhar uma medalha de ouro foi a americana Marjorie Gestreng, com apenas 12 anos, nos saltos ornamentais.

1940 a 1944 – Não aconteceram os jogos olímpicos devido a Europa estar quase toda envolvida na segunda guerra mundial.

1948 – XI Olimpíadas – Londres (Reino Unido);

1952 – XII Olimpíadas – Helsinque (Finlândia); O corredor Emil Zatopek, eleito o esportista tcheco do século XX, quebrou 18 recordes mundiais durante a sua carreira. Era chamado de “Locomotiva Humana” pela constância das suas passadas. Foi o único atleta de longa distancia a conquistar 3 medalhas de ouro em uma única Olimpíada, tornou-se uma lenda olímpica. Ele venceu os 10000m, 5000m e a maratona. O brasileiro Adhemar Ferreira da Silva, o João do Pulo, ganhou na prova de salto triplo.

1956 – XIII Olimpíadas – Melbourne (Austrália); uma atleta tcheca e um norte americano namoravam na Vila Olímpica. No auge da Guerra Fria, o namoro originou um incidente diplomático entre os dois países. O brasileiro Adhemar Ferreira da Silva, o João do Pulo, consagra-se bicampeão do salto triplo. Ao longo dos seus 12 anos de carreira ele quebrou sete recordes no salto triplo, sua melhor marca foi 16,56m no Pan do México.

1960 – XIV Olimpíadas – Roma (Itália);

1964 – XV Olimpíadas – Tóquio (Japão); um judoca japonês comete suicídio após ser derrotado em uma luta.

1968 – XVI Olimpíadas – Cidade do México (México);

1972 – XVII Olimpíadas – Munique (Alemanha);

1976 – XVIII Olimpíadas – Montreal (Canadá); As notas da ginasta romena Nadia Comaneci tiveram que ser anunciada pelo microfone, pois o placar eletrônico estava programado para nota máxima 9,99 e ela ganhou sete notas 10.

1980 – XIX Olimpíadas – Moscou (União Soviética); o mascote mais famosos é o ursinho Misha, inclusive chegou a chorar na cerimônia de encerramento. Os Estados Unidos, liderados pelo presidente Jim Carler, boicotaram os jogos olímpicos, outros países também aderiram ao boicote, como: República Federal Alemã, Canadá, Japão, e China, apesar do boicote5353 atletas participaram dos jogos.

1984 – XX Olimpíadas – Los Angeles (USA); Foi introduzida a maratona feminina. depois de 90 anos de exclusão. E quem não se lembra da chegada sofrida da maratonista suíça Gabrielle Andersen nessa olimpíada?

1988 – XXI Olimpíadas – Seul (Coréia do Sul); A americana Florence Griffitti Joyner, venceu os 100m com o novo recorde olímpico 10s62. O judoca brasileiro Aurélio Miguel, conquistou o primeiro ouro do Brasil.

1992 – XXII Olimpíadas – Barcelona (Espanha); o “Dream Team” (time dos sonhos), equipe de super stars do basquete dos Estados Unidos que incluía Magic Johnson, Michael Jordan, com uma série de brilhantes performances. A Seleção Brasileira de Voley conquistou o primeiro ouro olímpico.

1996 – XXIII Olimpíadas – Atlanta (USA); O Brasil teve a sua melhor participação conquistando 3 medalhas de ouro, 3 de prata e 9 de bronze, sendo a maioria delas do iatismo.

2000 – XXIV Olimpíadas – Sidney (Austrália); Essa olimpíada pode ser considerada a Olimpíada dos números. Foram batidos os recordes de atletas participantes, países, mulheres, jornalistas, voluntários, esporte, provas, medalhas, direitos de tv e espectadores. O Brasil não conquistou nenhuma medalha de ouro.

2004 – XXV Olimpíadas – Atenas (Grécia); o corredor brasileiro Vanderley Cordeiro Lima, liderava com folga a maratona , quando um Irlandês, usando roupas típicas o atrapalhou na prova, mesmo assim ele conquistou o terceiro lugar, ganhando o bronze.

2008 – XXVI Olimpíadas – Pequim (China); César Cielo, primeiro brasileiro a vencer uma prova na história olímpica da natação nacional.

2012 – XXVII Olimpíadas – Londres (Reino Unido); o jamaicano Usan Bolt bateu o recorde mundial nos 100m com o tempo de (9:63″), a velocidade média de Bolt foi de (37.38km/h).

2016 – XXVIII Olimpíadas – Rio de Janeiro (Brasil); dois esportes voltarão para o quadro olímpico depois de muitos anos, o rugby (92 anos depois) e o golfe (112 anos depois).

O esporte com mais curiosidades olímpicas é o atletismo por ser a mais antiga modalidade olímpica.

O atleta que mais ganhou medalhas olímpicas foi o nadador norte americano Michael Phelps, totalizando 22 medalhas.

Compartilhar