Exercício físico no inverno queima até 30% mais calorias

21/07/2019 20:59:25
Compartilhar

Com o clima mais frio, o corpo precisa de mais energia para manter sua temperatura normal.

O friozinho do inverno é um convite para ficar mais tempo na cama e, mais ainda, bem longe da academia. Mas poucos sabem que esta época é a melhor do ano para praticar atividades físicas.

Fazer exercício no frio pode aumentar em até 30% a queima de calorias. É o que garante as pesquisas. Segundo os especialistas, o clima mais ameno leva o corpo a precisar queimar mais calorias para manter-se aquecido.

Além de ser saudável e apresentar menos riscos à saúde, as atividades tornam o coração menos vulnerável a doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por cerca de 300 mil de óbitos no país.

Outra consequência é o aumento do apetite. Quanto maior a sensação de frio, maior a fome. Isso ocorre porque, para manter a temperatura básica do organismo, o metabolismo precisará acelerar o seu funcionamento, o que pode ser até cinco vezes o normal.

Ainda de acordo com as pesquisas, no inverno, as pessoas ingerem um número maior de alimentos com grande quantidade de gordura, como chocolate quente, feijoada, sopa; por isso, segundo ele, é importante praticar os exercícios, lembrando sempre da importância do alongamento antes das atividades, que podem evitar lesões musculares mais graves, devido as articulações estarem mais enrijecidos devido ao frio, já que nos movimentamos menos.

Mas não podemos generalizar, pois os resultados dependem da quantidade e da intensidade do exercício, e principalmente do que se ingere, pois as vezes compensamos tudo que gastamos ingerindo muitas calorias.

Antes de fazer exercícios com as baixas temperaturas devemos:
– Mesmo com o clima frio, o ideal é usar roupas leves, como calça, coletes e casacos quebra vento, Abafar o corpo com muita roupa faz eliminar sais minerais em excesso, o que não é saudável
– O corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para a atividade física, por isso é importante aquecer e alongar bem antes de começar qualquer atividade.
– Que tal ir caminhando até a academia e já chegar aquecidos? Vai sentir até calor!
– Hidratação antes, durante e depois do exercício é essencial, pois, assim como no verão, o corpo perde líquido através da transpiração e da respiração.

Fonte: Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs).

Compartilhar