EMOÇÕES QUE ENGORDAM – 01

17/07/2018 10:28:20
Compartilhar

Tristeza, ansiedade e estresse podem engordar tanto quanto comer demais. Cultivar a alegria de viver e a esperança contribui para deixar você em paz com a balança e com mais disposição para a vida.

Sentimentos podem pesar no coração e na balança, especialmente os mais difíceis de lidar. Tristeza, aflição, tédio, raiva, quando não são expressos em palavras, fazem os dígitos da balança subir bem mais do que um prato cheio na hora da fome. Emoções contidas nos envolvem com mais força e tomam uma proporção exagerada. A tristeza, por exemplo, passa a ser tão importante que anula todos os outros acontecimentos bons da vida. Isto contamina o corpo, a alma e pode levar quem está triste a buscar refúgio na comida.

Para expressar emoções difíceis, converse ou escreva. Assim, elas não contaminam seu corpo.
Trabalhar demais e ter excesso de preocupação, as mais comuns causas de estresse físico e emocional, influi no funcionamento das glândulas e desequilibra o peso. Segundo a Associação de Estudos da Obesidade, de São Paulo, o estresse impede a eliminação de gordura. O corpo exausto produz o cortisol. Hormônio estimulante que retém água e sódio no organismo. Esse inchaço impede que a gordura se dissolva e seja eliminada pelo organismo.

Já a ansiedade estimula o apetite; provoca um medo crescente e difuso, o que aumenta a produção de adrenalina, para permanecer em estado de alerta. Isso faz com que o pâncreas – o órgão que regula o nível de açúcar no sangue-secrete mais insulina, provocando mais fome.
A depressão impede rins e intestinos de trabalhar bem, e o sono fica alterado, retendo toxinas no corpo. Resultado: o peso aumenta.

Compartilhar