Dicas para a quarentena: franquias de filmes que nunca vão terminar

02/05/2020 19:40:16
Compartilhar

Iniciamos o mês de maio em pleno crescimento da pandemia e com a manutenção do isolamento social. O ideal é que permaneçamos em casa e entre as diversas atividades que podemos desenvolver, um bom filme é sempre uma escolha interessante. Seja pelo entretenimento, ou mesmo para desviar um pouco as atenções deste momento de apreensão que estamos atravessando. As dicas desta semana vão para as franquias de filmes que nunca vão terminar. São aquelas produções que parecem mais com seriados e quando achamos que acabou, voltam com força total. Escolha uma franquia e boa diversão.

– James Bond – 007
A franquia do espião britânico e seus martinis é uma aula de como se reinventar e perpetuar-se no tempo. A fórmula é simples e conta com o imaginário do mundo secreto das agências de inteligência somado ao glamour, muita ação, locações grandiosas e mulheres charmosas. Essencialmente é a luta do bem contra o mal, a temática básica de franquias de longa duração. Com o tempo, o espião vem ganhando novos contornos e o foco se mostra mais intimista com o homem por trás do mito. A minha sugestão é que você veja um pouco de cada época, iniciando pelo clássico Goldfinger e seguindo com Octopussy, A View to a Kill, GoldenEye, Die Another Day e o recente Casino Royale.

– Velozes e Furiosos
Com um início relativamente tímido, a franquia chegou a dez dígitos em seu sétimo filme ao faturar mais de 1 bilhão de dólares. Com nove sequências Toretto e Ortiz seguem firme fazendo suas acrobacias com carros e protegendo o clã a qualquer custo. É puro entretenimento com muita ação e planos mirabolantes. O público gosta das sequências impossíveis e dos atores que esbanjam carisma. O ideal é ver na sequência, apesar de alguns serem irrelevantes para o contexto geral, cada um tem uma abordagem e as devidas acrobacias. Vale ver atores consagrados em diferentes fazes da franquia e como ganhou contornos de superprodução.

– Star Trek e Star Wars
Vamos combinar, essas sagas nunca vão terminar. Independente da preferência por uma ou outra, e por mais que tenham anunciado o fim, elas sempre retornam para mostrar mais sobre o passado, novas versões da mesma história ou filmes de origem de alguns personagens. São franquias que criaram um universo próprio e estão fortemente enraizadas na cultura pop e que conquistaram gigantescas legiões de fãs. Escolha uma fase, observe as diferenças e autorreferências e viaje pelo espaço em companhia das ótimas trilhas sonoras e o total desapego às leis da física.

– Sexta-feira 13, A Hora do Pesadelo e Halloween
Terror com psicopatas e suas esquisitices sempre fizeram sucesso e incansavelmente, retornam para nos assustar. O formato simples e com produções de baixo orçamento, esse gênero está mais forte do que nunca e vem se renovando com nomes como Jordan Peele e M. Night Shyamalan. Vale citar também as franquias Jogos Mortais, Evil Dead, Annabelle, Atividade Paranormal, entre muitos, mas a dica é para rever os clássicos e os efeitos especiais com maquiagem, figurino, montagem e muito sangue falso. 

– Universo mágico de J.K. Rowling
Harry Potter dispensa apresentações. Foram duas décadas marcando uma geração com uma fantasia sobre magia e a tradicional e incansável luta do bem contra o mal. A sequência veio com Animais Fantásticos e certamente, ainda vão aparecer muitas outras produções desta franquia. Como são filmes adaptados de livros escritos para serem filmes (muitos livros atualmente são escritos como um roteiro e não uma peça literária), a sugestão é que você leia o livro antes, e veja o filme para fazer uma análise de como as narrativas se constroem nos diferentes formatos. 

– Marvel e DC 
Essa é uma costura complexa. São muitos filmes de origem, diversos universos e centenas de personagens distintos. A sugestão é para você escolher um segmento que lhe agrada, mas que por algum motivo não pode dar a devida atenção. Um bom exemplo são os filmes recentes do DeadPool e Hellboy, ou mesmo os X-Men e suas diversas versões para os cinemas. Vale também rever os clássicos como Superman de 1978 ou mesmo o seriado do Incrível Hulk com Bill Bixby e Lou Ferrigno. Tem ainda a série recente de Watchmen e da ótima trilogia de Batman dirigida por Nolan que inicia com uma contaminação em massa da água, e finaliza com uma cidade ameaçada e um toque de recolher obrigatório. A dica é você escolher um universo ou herói específico e, antes de ver os filmes, buscar referências e se possível ler um comic book para poder comparar as narrativas, isso enriquece muito a forma como nos relacionamos com as artes. 

Compartilhar