Dicas de produções de gêneros variados que irão surpreender

25/07/2020 13:49:32
Compartilhar

Esta semana a China, com o segundo maior mercado cinematográfico do mundo, recuou. Isso ocorreu enquanto os Estados Unidos se preparam para reabrir boa parte de suas salas de cinema. E no Brasil a aposta está na volta dos cinemas drive-in. Segundo afirmou o produtor chinês Jerry Ye, “não é a hora de reabrir os cinemas”. Com as incertezas e a possível resistência do público para aderir a uma retomada, a Paramout, assim como outros estúdios, anunciaram adiamentos das suas principais produções. Um Lugar Silencioso II, por exemplo, que inicialmente estava programado para estrear em março, foi adiado para setembro e agora tem data prevista para 23 de abril de 2021. Outro que foi adiado pela segunda vez é Top Gun: Maverick, a continuação de um clássico dos anos oitenta e que foi inicialmente programado para dezembro, foi adiado e está com data prevista para 2 de julho de 2021.

A verdade é que não se podem fazer previsões para o setor no momento. Salas de cinema possuem custos altos, uma simples sessão gera gastos consideráveis e os exibidores contam com os blockbusters e salas lotadas para a conta fechar. Imagina uma retomada com 50% somente dos lugares ou até menos. Claro que metade é melhor do que nada, mas isso só evidencia as incertezas do setor.

Esta semana as dicas vão para quatro produções de gêneros variados que irão surpreender pela relevância, qualidade estética e pela narrativa. Vamos lá:

– Demon Slayer
Raramente indico um anime, isso por eu não ter o hábito de assisti-los, mas não tenho como deixar este passar. Com 26 episódios a primeira temporada de Demon Slayer é possivelmente, ao lado de The Promised Neverland, um dos melhores animes dos últimos anos. Vibrante, musicalmente intenso e com um roteiro que não deixa o espectador parar de assistir, a produção visualmente impressiona pela direção e pelos detalhes. Claro que a linguagem dramática exacerbada e as longas narrações que antecedem as lutas estão presentes, mas isso faz parte do gênero e a série não fica enrolando, parte rapidamente para a ação. Uma segunda temporada já foi confirmada e pelo visto, virão muitas outras.

– Inside Llewyn Davis – Balada de Um Homem Comum
Uma semana na Nova Iorque do ano de 1961 acompanhando uma cena musical folclórica, mais especificamente de um músico fracassado tentando sobreviver, esse é o pano de fundo do filme. Assinado por Joel e Ethan Coen que dispensam apresentação, o roteiro, a fotografia e o elenco são os pontos fortes desta produção. Nomes como Oscar Issac, Carey Mulligan, Justin Timberlake, John Goodman e Adam Driver, são só alguns para destacar. Com personagens melancólicos, uma paleta com cores frias, e com momentos muito divertidos, o filme ressalta o olhar sobre o homem “comum” que mergulha em si, tão profundamente que não tem como voltar.

– Nosso Planeta
Essa é uma série documental sobre o comportamento dos animais e seus desafios para sobreviver. Foram 4 anos em 50 países e com a melhor tecnologia disponível de som e imagem. Esse é um trabalho necessário que nos convida a refletir não só sobre a capacidade de renovação do planeta, mas principalmente na responsabilidade que nos cabe como principais agentes de transformação. Belo e emocionante, a série é sucesso na Netflix.

– Amantes Eternos
Jim Jarmusch, lendário cineasta de obras como Flores Partidas e Estranhos no Paraíso, assina esta produção que explora a decadência da cultura POP pelo olhar de um casal de vampiros. Protagonizado pelos ótimos e singulares Tom Hiddleston e Tilda Swinton, eles vagam pela decadente Detroit como guardiões da cultura embriagados por uma moralidade paralizante. Visulamente escuro, lembrando as obras de Caravaggio, o filme tem belas canções e nos traz uma atmosfera única, capaz de imprimir uma sensação melancólica e romântica ao mesmo tempo.

Compartilhar