Dia Nacional de Combate ao Colesterol

08/08/2018 16:01:24
Compartilhar

Hoje (8 de agosto) é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, criado para alertar a população sobre mudanças de hábitos alimentares, a prática de atividades física, o abandono do tabaco e o cuidado especial que devemos ter com a nossa saúde. O colesterol é uma gordura presente em nosso organismo, conhecido como HDL (colesterol bom) e LDL (colesterol ruim). E você sabe a diferença de cada um deles? O HDL retira o colesterol ruim do sangue e leva para o fígado para que seja metabolizado e eliminado. Já o LDL faz com que as paredes das artérias acumulem placas de gordura diminuindo assim o fluxo sanguíneo para o coração e o cérebro.

Bom dia! Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, criado para alertar a população sobre mudanças de hábitos alimentares, a prática de atividades físicas, o abandono do tabaco e o cuidado especial que devemos ter com nossa saúde. O colesterol alto, é uma doença que atinge milhões de brasileiros e age silenciosamente. A Prevenção e Cuidados com a Saúde é a melhor forma para ficar longe desse mal.

Vamos cuidar da alimentação que ingerimos diariamente, praticar exercícios frequentemente, evitar o tabaco e as bebidas alcoólicas, excessos de gorduras e doces (carboidratos vazios), as gorduras de origem animal, como a manteiga, as banhas e as gorduras presentes nas carnes, facilitam o aumento do colesterol no sangue. O nível de colesterol é alterado de acordo com a dieta que adotamos. Se exagerarmos nas gorduras e carboidratos fatalmente o colesterol vai aumentar e com isso corre-se o risco de ataques cardíacos.

Para você combater o colesterol alto através da alimentação siga uma dieta rica em frutas, vegetais e cereais integrais (aveia, centeio, farelos de trigo, farinha de linhaça, arroz integral etc): eles são ricos em fibras e substâncias antioxidantes. Vários alimentos contribuem para diminuir o colesterol ruim: azeite de Oliva, castanha-do-pará, linhaça, abacate, nozes, etc.
Inclua nas refeições mais peixes marinhos como sardinha, atum, salmão, anchova, cavalinha, que são ricos em Ômega-3.

Evite gorduras saturadas e frituras. Coloque mais Saúde na sua mesa e pratique atividade física todos os dias.

Compartilhar