Confira 5 filmes que vão te fazer refletir sobre a pandemia do coronavírus

08/05/2020 21:00:09
Compartilhar

Durante todo esse período de pandemia e isolamento social, evitei ao máximo de tocar no assunto sobre o problema que estamos todos passando, e foquei em segmentações voltadas para o entretenimento ou a arte fílmica. Como a crise vem se agravando e estaremos atentos a este problema por muito tempo, resolvi então indicar filmes diretamente ligados ao tema e que podem despertar reflexões e até alimentar a esperança de um futuro diferente, possivelmente próspero e promissor. Importante ressaltar que se tratam de mera ficção e devem ser vistos e interpretados como tal. Vamos aos cinco filmes escolhidos:

– Contágio
Esse é o filme do momento, tanto pela temática, como pelas coincidências envolvidas. O roteirista Scott Z. Burns que vem ganhando notoriedade e adora alfinetar o Trump, se baseou em um vírus respiratório e criou uma ficção que agora parece bem mais realista do que em 2011 quando o filme foi lançado. Além da relevância para o momento, o filme tem o seu ponto forte no elenco com nomes como: Matt Damon, Jude Law, Kate Winslet, Laurence Fishburne, Marion Cotillard, Gwyneth Paltrow, Bryan Cranston, Jennifer Ehle entre outros.

– O Enigma de Andrômeda
Esse filme me impressionou muito quando eu era um menino, me refiro a versão de 1971, e para quem gosta de ficção científica, mas não viu, tenta buscar na internet e assistir pois vale muito a pena. O experiente diretor Robert Wise encontrou soluções interessantes e criativas para a época, e conseguiu entregar uma experiência forte e perturbadora. Caso não ache o filme, tem o livro para baixar por cinco reais. O escritor e cineasta Michael Crichton tinha muita experiência e participou de diversas obras como o Jurassic Park e Sol Nascente.

– Ensaio sobre a Cegueira
Obra-prima de José Saramago, teve a versão audiovisual conduzida por Fernando Meirelles, o que foi possivelmente o maior desafio da sua carreira. O enredo faz um mergulho no melhor e no pior do ser humanos em meio a uma contaminação em massa que cegou a população. Ótimas atuações de Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover e Gael Garcia Bernal. Atenção na luz e tonalidade da paleta de cor e nas atuações. Vale informar que muitas cenas foram cortadas, principalmente as mais violentas depois das exibições de teste. Para quem leu o livro, sabe ao que me refiro. Forte, corajoso e relevante.

– Sentidos do Amor
Esta é um drama entre uma epidemiologista e um chefe de cozinha que se desenvolve durante uma pandemia que faz com que as pessoas percam o olfato. É um enredo forte e comovente que foca na relação contemporânea e nos medos e aflições que um evento como esse desencadeia. O par romântico é interpretado pela poderosa Eva Green e o charmoso Ewan McGregor. O filme propõe uma reflexão sobre o homem e a relação dele com o consumo e o planeta.

– Cargo
Baseado em um ótimo curta-metragem, o desafio aqui foi alongar o enredo e ainda tentar se diferenciar das milhares de obras semelhantes. Os diretores escolheram um ritmo cadenciado e um protagonista que encaixa bem na proposta. Martin Freeman interpreta o bom moço que vai fazer de tudo para proteger sua família. Mesmo com um roteiro que insiste por seguir pelos caminhos fáceis, a obra tem personalidade e pode ser uma opção para sair dos filmes óbvios de pandemias. Disponível na Netflix.

Compartilhar