Publicado 16/12/2014 12:51:30

Como manter a dieta nas festas de fim de ano

Alimente-se antes de sair para as festas

As festas de final de ano estão chegando e com elas pratos deliciosos e altamente calóricos. Para não perder a linha e jogar fora a dieta do ano inteiro, ai vão algumas dicas de como escapar dessas armadilhas e manter o peso para o verão.

Alimente-se antes de sair para as festas
É o erro mais comum de algumas pessoas. Como sabem que terão uma festa durante a noite, passam o dia bebendo água, tomando chá ou beliscando alimentos pouco calóricos. E isso não é o correto! Portanto aprenda: alimente-se durante todo o dia, de três em três horas, como num dia normal. Coma saladas e frutas, uma pequena porção de carboidratos e carne magra. Saia de casa com a sensação de estar bem alimentado, nunca com fome.

Escolha o prato antes de comer
Lá está a mesa farta de pratos maravilhosos, alguns especialmente preparados para o final do ano, como a rabanada, por exemplo. Antes de sair pegando tudo que tem comece pela salada, ocupe seu prato todo de verde. Após essa entrada, monte um prato leve com pequenas porções, opte pelas carnes magras. Evite pratos muito elaborados, pesados e calóricos, como por exemplo, os que levam maionese, molhos gordurosos e frituras. Na hora da sobremesa opte por aquelas mais leves a base de frutas no lugar de doces pesados cheios de cremes.

Coma sem pressa
Mastigue bem o que come, e não tenha pressa. Especialistas explicam que por costume comemos até nos sentir estufados por uma má-educação alimentar. Comemos muito rápido e nosso cérebro demora a entender que estamos saciados, com isso, tendemos a comer muito mais.

Cuidado com a bebida alcoólica
Algumas pessoas esquecem o quanto são calóricas as bebidas e engordam também. Portanto, brinde sua alegria com muito cuidado. A cerveja, o vinho e o uísque, por exemplo, são todas inimigas da balança. Calcule bem o quanto vai beber para depois não ter uma grande ressaca moral na balança. Acompanhe a lista de bebidas e suas calorias:

- Batida: 1/2 copo (100ml) = 250 calorias
- Uísque: 1 dose (100 ml) = 240 calorias
- Aguardente: 1/2 copo (100ml) = 230 calorias
- Vinho branco doce: 1 taça (125 ml) = 180 calorias
- Cerveja: 1 lata (350 ml) = 150 calorias
- Rum: 1 copo (50ml) = 110 calorias
- Vinho branco seco: 1 taça (125 ml) = 110 calorias
- Vinho tinto seco: 1 taça (125 ml) = 110 calorias
- Ponche: 1 copo (200ml) = 100 calorias
- Vinho Rosé: 1 taça (125 ml) = 95 calorias
- Chope: 1 tulipa (150 ml) = 90 calorias
- Champanhe: 1 taça (125 ml) = 85 calorias
- Espumante: 1 taça (125 ml) = 80 calorias
- Cidra: 1/2 copo (100ml) = 50 calorias
- Vodca: 1 cálice (20 ml) = 50 calorias

Outras dicas
- Não leve as sobras para casa, assim você evita comer besteiras durante os dias seguintes.
- Mantenha-se no grupo das conversas e longe da mesa da ceia.
- Beba água sem moderação durante a festa, assim você irá perder a fome ou a vontade de comer.
- Caso seja impossível resistir, coma uma colher pequena de tudo e não repita.
- No dia seguinte, mesmo com o cansaço, volte à rotina: dieta e exercícios físicos!!!

A principal dica de todas é aproveitar as festas de fim de ano, ao lado de quem a gente ama, mas sempre com moderação!!!

Boas Festas!!!

Consultório: 2520-5881
Débora Perçu Martins
Nutricionista
CRN4 2003100939

Comentários

LUANA SOARES PIMENTA 17/12/2014 15:34:15

Adorei as dicas!! Muito importantes para aproveitarmos esta época sem sairmos do foco.

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