Chakras – Os Centros Vitais

15/01/2018 10:33:37
Compartilhar

Oriundos da filosofia iogue, os chacras se tornaram popularmente conhecidos por sua propriedade de alimentarem energeticamente os corpos sutis do homem, holisticamente em seus níveis físico, etérico e psicológico.

Devemos lembrar que o ser humano – assim como toda matéria existente – é basicamente constituído de energia. Energia condensada que se particulariza em formas diferenciadas a partir do arranjo de suas partículas atômicas. Isso dá o que pensar! Porque não somos apenas matéria, como uma cadeira por exemplo. Temos sentimentos e pensamentos, que se relacionam e se comunicam o tempo todo com tudo o que é manifesto. Mas como nos alimentamos energeticamente e realizamos essa troca de energias? Como mantemos nosso equilíbrio e vitalidade sutis? Justamente através de vórtices, ou tomadas invisíveis à nossa visão física, mas existentes em nosso corpo energético: os populares chacras.

Os chacras são centros vitais, ou centros energéticos que regem a atividade funcional dos órgãos físicos, assim como nossas respostas emocionais e psicológicas. Mesmo os animais, os vegetais e o nosso próprio planeta possuem chacras. Sua forma assemelha-se a um “cálice”, cujas hastes estão presas  horizontalmente ao Sushumna, principal canal de energia no corpo humano, localizado ao longo da coluna vertebral, ligando os chacras coronário e básico, formando assim um ângulo reto com os chacras secundários. O ponto de união das hastes dos chacras secundários com o canal de energia principal é denominado “coração” dos chacras.

No ser humano, destacam-se 7 grandes chacras, chamados principais, que conservam em si todos os recursos automáticos que governam a experiência física. Esses recursos são adquiridos pelo Ser, vagarosamente no decorrer de suas milhares de experiências de vida, necessárias à evolução da alma. São, portanto, o registro energético do progresso anímico adquirido por cada indivíduo, particularmente. Portanto, muito mais do que apenas tomadas de entrada e saída de energia vital, são também os chacras um arquivo de memórias ancestrais, que se relacionam com o nível de desenvolvimento e despertamento de consciência de cada Ser criado.

Localizados em pontos específicos do corpo, ao longo da coluna vertebral, os chacras humanos têm dimensões bem definidas, com variações entre 8 a 12 cms de diâmetro, dependo do grau evolutivo e do desenvolvimento da consciência de cada pessoa.  Este tamanho tende a aumentar em conformidade com o progresso espiritual. Pessoas muito evoluídas podem chegar a possuir seus chacras com 2 metros de diâmetro ou mais. Quanto maior o diâmetro do chacra, mais forte, energética e influente é a pessoa.

O centro coronário é o principal centro vital, estando localizado no topo da cabeça. Este centro assimila todos os estímulos oriundos do Plano Superior, orientando a forma, o movimento, a estabilidade, o metabolismo orgânico e a vida consciencial da alma, seja qual for o nível evolutivo pelo qual ela corresponde por sintonia vibracional. O centro coronário também supervisiona os outros centros vitais, que se distribuem verticalmente para baixo, em direção aos pés, com localizações específicas ao longo do corpo. Como uma escada, cada chacra responde a um nível de consciência e densidade de energia, correspondente aos 7 corpos sutis do homem. A evolução humana se dá em torno da subida e da descida desta escada energética de consciência. Quanto mais alto nos localizamos em desenvolvimento, mais iluminados nos tornamos. Cada um dos 7 chacras, portanto, corresponde a um degrau na escalada do progresso da consciência humana.

Através de um complexo sistema de redes energéticas entrelaçadas – nádis – os chacras se comunicam mutuamente, influenciando uns aos outros. Abaixo do coronário, existe o centro vital da testa, denominado de chacra frontal, que tem papel decisivo sobre os demais centros, pois governa todos os sentidos físicos e extrafísicos, através da regulagem das glândulas endócrinas e da administração de todo o sistema nervoso: coordenação, atividade e mecanismo.

 Descendo a escada, outros centros vitais importantes são o chacra laríngeo, localizado em frente à garganta, que controla a fonação, a respiração e nossa auto expressão no mundo. Há também o centro cardíaco, em frente ao coração, que dirige a emotividade e a circulação das forças de base. O centro esplênico, em frente ao baço, determina as atividades do sistema circulatório, e é um tipo de filtro emocional. O centro gástrico, também chamado de plexo solar, é responsável pela digestão e absorção de alimentos densos, e por todos os processos de compreensão, lógica e cognição. O centro genésico ou sexual, localizado em frente à pelve, coordena a modelagem de novas formas físicas e estabelece estímulos criadores direcionados ao trabalho, à associação, aos relacionamentos e à realização entre as almas. Nele também está o registro emocional de nosso passado e nossas memórias kármicas. Por fim, o chacra básico, localizado entre as pernas, com seu centro na área do períneo, é o responsável por toda a atividade e vitalidade de nossos sistemas físicos, e todos os impulsos motivadores que nos levam a experienciar a vida em sua plenitude.

 Assim sendo, toda esta estrutura de centros vitais cria pontos de interação entre espirito e matéria. Deles partem estímulos que se propagam pelos corpos sutis do homem: mental, etérico e emocional; e a partir deles somos animados e moldados em nosso corpo físico.    O centro coronário é o responsável pela natureza de nossa vontade, que é determinada pela consciência do Ser. Portanto, seremos fisicamente marcados pelo movimento de nossa consciência, e a estrutura de nossa realidade será criada a partir das condições de nossa consciência reveladas energeticamente pela condição saudável ou não de nossos chacras. Por isso é tão importante aprendermos a equilibrar e manter saudáveis nossos centros de vitalidade e de força. Existem vários métodos e técnicas que podem ser aplicadas individualmente ou realizadas por um terapeuta habilitado. Descubra aquela com a qual você tem afinidade, e aprenda a carregar diariamente sua energia. Nosso bem-estar e equilíbrio dependem da força vital de nossos chacras.

Cristina Lessa Cereja
Psicoterapeuta Holística
Holoterapeuta
Presidente da Casa de Assistência Mãos de Luz
(22) 98824-2421
www.cristinalessacereja.com.br
www.constelacaofamiliarnovafriburgo.com.br
www.casamaosdeluz.com.br
www.terradosmagos.com

Compartilhar