Publicado 17/11/2014 15:16:23

CELULITE X ALIMENTAÇÃO

Alimentos podem ajudar a reduzir a aparência da celulite

O verão está chegando e a corrida para o corpo perfeito se intensifica nessa época do ano, afinal, quem não quer desfilar na praia sem medo dos olhares?

Temida entre a mulherada, o fibroedema gelóide - ou celulite - tem sido uma das queixas mais frequentes em relação à estética. Sua aparência de casca de laranja é o que causa mais incômodo e insatisfação com o próprio corpo. Geralmente, a  nota-se nas coxas, glúteos e quadris, já entre os homens é mais comum na região da cintura.

Nós, mulheres, somos as mais afetadas, atingindo até 95%, isto por que a camada mais externa da nossa pele é mais fina e os compartimentos de gordura são maiores e mais arredondados que dos homens. Ela ocorre principalmente nas fases sujeitas a alterações hormonais como a puberdade e a gravidez.

Entre as diversas causas estão: a própria constituição e distribuição do tecido gorduroso, a genética de cada um, o ganho de peso, sedentarismo, alimentação desregrada, alterações enzimáticas e hormonais que, levam a uma alteração circulatória com acúmulo de líquidos e proteínas nas células de gordura. Parecem estar envolvidas também na quebra das células gordurosas ou aumentando o seu volume. As células de gordura localizam-se na hipoderme (a camada mais profunda da pele), a qual apresenta fibras que ligam a superfície ao tecido mais profundo. Estas pontes fibrosas repuxam a pele para baixo, dando o aspecto de “furinhos”, característico da celulite.

Algumas teorias sugerem que o excesso de radicais livres no organismo também está associado ao surgimento da disfunção, que pode indicar um desequilíbrio. Além deste, outros fatores dietéticos estão relacionados, os quais podem promover um estado inflamatório no organismo.

Começamos então, a pensar na característica inflamatória da celulite e na retirada ou ao menos diminuir fatores inflamatórios de nossa dieta, como excesso das gorduras trans e saturadas (carnes gordas, queijos amarelos, etc.), sal, alimentos industrializados, carboidratos refinados (pão branco, macarrão refinado, arroz branco, etc), açúcar e excesso de adoçantes.

Manter o transito intestinal regularizado também é fundamental, pois, é ele quem elimina as toxinas que podem prejudicar ainda mais o controle da celulite.  Por isso aumente o consumo de agua e de fibras no seu dia.

O açaí é um bom alimento para combater a celulite

Para manter um sistema antioxidante equilibrado, é necessário o consumo de alimentos fontes de vitamina C, vitamina E, selênio, manganês e zinco, bem como as oleaginosas e frutas cítricas. Os alimentos ricos em potássio, como a semente de linhaça, tomate, frutas e água de coco, que auxiliam também na hidratação.
Outro nutriente importante, é o ácido graxo ômega 3 que auxilia na redução da inflamação e é encontrado em boas quantidades na semente de linhaça, chia e nos peixes como: salmão, atum, sardinha.

O açaí, as berries (blueberry, mirtilo, cranberry, etc), o suco de uva ou a própria uva, também auxiliam no combate a celulite, pois são ricos em  nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios.

Os chás como o chá verde, hibiscus, dente de leão, e centella asiática também são ricos em antioxidantes e desintoxicam o organismo ajudando a combater os furinhos.

Um nutriente que apresenta um potente efeito no tratamento da celulite é o silício, encontrado na aveia e cevada. 

Bebidas alcóolica são ricas em calorias que serão transformadas em gordura

Dicas legais para ficar livre dela:

Evite:
•    Sal em excesso. Salgadinhos, batatas fritas, castanhas, amendoim, frios (salame, mortadela, presunto, etc.) e alimentos industrializados. O sal/sódio também é apontado como um “veneno” para a celulite, pois o sal ajuda o organismo a reter liquido. Desta forma, prejudica a circulação, que está muito envolvida no processo da celulite – um problema circulatório e inflamatório.
•    Queijos amarelos, chocolates, creme de leite, chantilly, manteiga e frituras. São ricos em gordura.
•    Bebidas alcoólicas, doces e açúcar. São ricos em calorias que serão transformadas em gordura.
•    Longos períodos sem se alimentar. Fazer dieta não é passar fome nem fazer jejum.
•    Comer muito no jantar. À noite, seu organismo gasta menos energia, armazenando as calorias sob a forma de gordura.
•    Carne vermelha, açúcar, gorduras, refrigerantes, e bebidas alcoólicas, prejudicam a pele e aumentam a velocidade do envelhecimento devido às toxinas presentes.
•    O refrigerante é um dos principais inimigos para quem quer fugir da celulite, pois eles aumentam a velocidade do envelhecimento devido às toxinas presentes.
 
Prefira:
•    Refeições ricas em verduras e legumes crus.
•    Fazer um maior número de refeições de pequena quantidade.
•    Beber bastante água, 2 a 3 litros por dia, melhorando sua diurese.
•    Pães, massas e cereais integrais: são ricos em fibras e ajudam seu intestino a funcionar melhor.
•    Praticar uma atividade física regular.

Suco desintoxicante para o combate da celulite

Ingredientes: ½ beterraba cozida, 1 colher de sopa de salsinha, 1 colher de sopa de couve, ½ maça, 150 ml de água

Modo de Preparo: Bater tudo no liquidificador e tomar pela manhã.

Além de energético é rico em beta-caroteno,  diurético e auxilia na circulação

Débora Perçu Martins
Nutricionista
CRN4 03100939

CONTATO:
Consultorio 2520 5881
email: derby_nut@hotmail.com

Comentários

Kátia Moura 17/11/2014 20:14:06

Que ótima coluna! Espero dicas para o verão, por ex. detox.

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