Carisma

18/10/2016 17:05:10
Compartilhar

O que será uma definição que diz: “dom natural que desperta admiração, respeito ou fascinação”?

Parece coisa boa não acha? Pois é, tenho sentido falta de pessoas públicas, empresários, mestres, gestores e tantas outras categorias que possuam esse item essencial à inspiração e à confiança humana. Carisma. Um bom e competente ser humano pode levar outro ser humano a dar o melhor de si. Parece até aquele velho clichê que alguém pode te inspirar a ser a melhor versão de si mesmo.

Acho que o carisma de alguém pode fazer isso sim, seja por meio da inteligência, do humor, do sorriso, da diplomacia, do comportamento, do exemplo e até da rebeldia. As crianças nos fornecem a cada momento exemplos de empatia que as fazem sonhar em ser como um piloto, advogado, roqueiro, motoqueiro. Ou ainda, uma médica, juíza, delegada, cantora. Admiram alguém e pronto. Já na fase adulta a escolha terá que ser para valer e o que vai ajudar são as verdadeiras aptidões desenvolvidas por cada um até aquele momento.

Passando para a fase profissional, o respeito é um componente crucial. A partir dele se constroem elos de ética, confiança e liderança que são os itens essenciais para que a atmosfera do dia a dia reverbere ondas contínuas de satisfação e produtividade. Ah que bom seria se por trás das fachadas espelhadas e imponentes de tantos prédios existisse mais gente preparada e carismática e liderados mais felizes.

Por fim, a fascinação! Ô parte subjetiva e intangível… Como descrever uma fascinação? Seria um tipo de encanto, tremedeira, taquicardia? Olhar lânguido, sorriso maroto, perna arqueada, nariz batatudo? Um tipo de magnetismo inexplicável ou uma atração bem concreta de fato? Sei lá. Só sei que carisma é simples e complexo e está em falta no mercado. Se alguém sentir que outro alguém tem carisma, favor comunicar.

Compartilhar