Publicado 16/03/2015 10:37:20

CARBOIDRATO A NOITE ENGORDA?

Os carboidratos são nosso principal combustível, é responsável pelo fornecimento de energia para todas as células do nosso corpo, para produção e liberação de hormônios que nos dão saciedade e bem estar, e ajudam tanto para a perda de massa gorda quanto para a manutenção e o ganho de massa muscular.
Então, qual melhor tipo de carboidrato que nós devemos preferir consumir a noite? Existem os carboidratos simples, ou também conhecidos como alto índice glicêmico, que são rapidamente absorvidos pelo organismo, para quem precisa de energia imediata, são boas pedidas. Contudo, eles contribuem para picos glicêmicos, o que pode ocasionar o ganho de peso principalmente se forem consumido a noite. São exemplos: açúcar, doces, pães, massas e farinhas refinadas (pobres em fibras).
Já os carboidratos complexos ou de baixo índice glicêmico, tem sua absorção mais demorada, diminuindo a descarga de glicose e insulina no sangue que favorecem a lipogênese(ganho de gordurinhas!), nessa categoria estão: pão, massa e cereais 100% integrais, verduras, legumes e frutas. Estes uma boa pedida para a NOITE.

Na tabela abaixo, você encontra alguns exemplos de alimentos de alto, médio e baixo índice glicêmico facilitando sua escolha a noite:

tabela

O que realmente funciona para a perda de peso é a distribuição equilibrada dos nutrientes

Muitas pessoas acreditam que deixar de comer carboidratos à noite é uma medida eficaz na perda de peso. Nem sempre. O que realmente é eficaz para a perda de peso é sim uma distribuição equilibrada dos nutrientes da dieta, equilibrando os índices glicêmicos (Alto, Médio e Baixo) durante as refeições. Os alimentos ricos em gorduras boas (como azeite, castanha do Pará, nozes),fibras e proteínas interferem no índice glicêmico final dos alimentos. Daí a importância da combinação dos grupos alimentares, tornando mais lenta a digestão e também a absorção. E também é importante ter um gasto calórico significativo durante o dia.
Com isso, o que adianta cortar totalmente o carboidrato à noite e em seu lugar caprichar numa refeição rica em gorduras e não praticar uma atividade física regular?


Uma boa escolha pra vocês e até a próxima!


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Débora Perçu Martins
Nutricionista Clínica e Esportiva
CRN4 03100939

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