CAMINHADA DO OUTUBRO ROSA

23/10/2015 18:20:53
Compartilhar

O movimento popular internacionalmente conhecido como “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. 

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. 

Foi nos Estados Unidos, em 1997, que começou efetivamente a comemorar e fazer ações voltadas a prevenção do câncer de mama. No Brasil a primeira iniciativa vista em relação ao “Outubro Rosa”, foi em São Paulo, em 2002, onde o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, ou o Obelisco do Ibirapuera, recebeu a iluminação rosa. 

A popularidade do “Outubro Rosa” alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno da tão nobre causa: da prevenção ao câncer de mama. 

Conversando com a minha ginecologista, tirei algumas duvidas; toda mulher depois dos quarenta anos de idade deve fazer a mamografia anualmente, além do auto exame, qualquer toque ou coloração diferente da pele das mamas, procure seu médico. 

Hoje passei em algumas instituições que realizam a mamografia e no particular elas custam entre 120 a 180 reais, você precisa do pedido do médico para realizar o exame. A prevenção é a melhor forma de investir na sua saúde, vale a pena. 

Manter uma vida saudável em todos os sentidos também ajuda na prevenção contra o câncer, faça atividade física, tenha uma alimentação equilibrada, conviva bem com seus familiares, amigos, animais, tenha pensamentos positivos, trabalhe com o que você gosta, evite o cigarro e o consumo exagerado de álcool e açúcar.  

Em Nova Friburgo, iremos comemorar, com a Caminhada do Outubro Rosa, realizada pela AMMA (Associação da Mulher Mastectomizada Nova Friburgo), no dia 31 de Outubro, sábado, às 9:30h, a concentração será próximo a Leader Magazine, no Centro. Participe e leve toda a sua família, não se esqueçam de se vestir de rosa, inclusive os homens, sem preconceitos! Até lá!!

 

Compartilhar