Biografia

12/09/2016 12:47:43
Compartilhar

Sempre tive muito interesse por histórias de vida, principalmente aquelas que se sagram vitoriosas em meio a tantas adversidades. Imaginem perdas, traumas, rupturas e guerras. Não são fatos absolutamente assustadores? De maneira geral, através de evidências ou testemunhos, acabam por produzir um extremo ou outro. Têm uns que se derrotam e se entregam e têm outros que se empoderam e se superam.

Conheço diversas mulheres que após um casamento desfeito criaram seus filhos sozinhas, afetivamente e financeiramente. Leio histórias de artistas que quase viram a ruína completa. Experimentaram a alienação e o ostracismo e retomaram sua trajetória. Vejo a reabilitação de dependentes químicos que depois de muito lutarem conseguiram recuperar a autoestima e recomeçar uma nova fase. E o que dizer dos orfanatos lotados de crianças quando essas conseguem uma adoção? Finalmente passarão a ter um lar para chamar de seu.

Penso um pouco também sobre as histórias que se constroem a partir da invenção, da inquietação, do talento e da genialidade de certas pessoas. Criadores e artistas variados, empreendedores, visionários. Assim, uma pessoa com uma história marcante pode ter sua biografia, muitas vezes, transformada em livro, filme, peça de teatro, série de tv. A gente acaba aprendendo coisas que estão lá no início daquela trajetória. Depois vai acompanhando alguns desdobramentos como chances, revezes e oportunidades até chegar nos episódios mais conhecidos.

Com as olimpíadas, agora, também é assim. As biografias são as mais variadas e áridas possíveis. Você vai mergulhando no universo do atleta e acaba descobrindo uma cidade no Brasil que nunca ouviu falar, um local inusitado num país distante, os sacrifícios e as vitórias conquistadas com muito treino e disciplina. A emoção não tem como escapar porque é tanta obstinação e tanta vontade de vencer que você abraça aquela vida, aquele lugar, aquele herói.

Para aqueles que fizeram nossa alegria e conquistaram suas bem merecidas medalhas, tenham certeza que vocês escreveram um capítulo importante na própria biografia. Emocionaram-se e nos emocionaram. Praticaram raça e superação. Subiram ao pódio. Assinaram seus nomes e gravaram suas vozes para eternizar esse momento.

Compartilhar