Babel

19/09/2017 17:33:35
Compartilhar

Lidar com gente exige certa habilidade e uma boa dose de observação. A natureza humana é muito variada e melindrada, certas vezes. Por isso, a prática melhora tudo: o jeito de abordar, de tratar, de sondar, de conseguir a resposta desejada. Assim, algumas pessoas têm mais jeito e vocação para o humano do que outras. Podem ser facilmente reconhecidas pelo seu perfil comercial, marqueteiro, atrevido, cortês, diplomático. Mas para não ser demais ou fora da medida, tem que ser “apropriado”. Essa é a fórmula que funciona.

Trabalho com gente há mais de vinte anos. Já vi de tudo um pouco. Uma verdadeira babel, que no sentido figurado pode representar diversidade, complexidade, multiplicidade, variedade. As técnicas ensinam a detectar um obstáculo, uma resistência, um engodo, mas só o trato pessoal revela a verdadeira essência de determinada situação. E ajuda a corrigir ou direcionar o rumo de uma negociação. Já testemunhei muitos casos de sucesso revertidos de forma surpreendente e com final feliz para ambas as partes.

Amanhã participarei do credenciamento de muitas pessoas diferentes num evento com vários debates simultâneos. O público será composto de políticos, jornalistas, alunos, professores, leigos e gestores do terceiro setor. Gente que fala e ouve sobre segurança e políticas públicas. Nomes, tipos e comportamentos, um diferente do outro. Vozes, inquietações, interesses, questionamentos variados também. Uma verdadeira babel, que demanda atenção e organização, além do lado anfitrião afinado e receptivo, é claro!

Depois eu conto se conheci alguém com nome muito diferente, ou muito exótico, ou muito brilhante. Ou ainda se teve alguma gafe, ou polêmica ou revelação inesperada. Muitas coisas podem acontecer e com toda essa dinâmica de mentes e corpos o recado é só um: a babel é fenomenal, múltipla, viva, pulsante. É só aguardar e conferir.

Compartilhar