ATITUDES PARA CULTIVAR A AUTOESTIMA 01

26/06/2018 13:09:56
Compartilhar

Todos nascemos com potencial para a realização pessoal, a felicidade, o amor e o sucesso. Para encurtar o caminho em direção a essas metas, o primeiro passo é acreditar que podemos merecer tudo de melhor.
Gostar de si mesmo, reconhecer nosso próprio valor e não ter dúvidas sobre nosso direito de ser feliz é o primeiro passo para ficar em paz com a vida.

Construir a autoestima é uma ação permanente, minuciosa e tão paciente quanto a montagem de um quebra-cabeças, em que o resultado final é a imagem completa e total de si próprio.
Cada peça individual representa uma atitude, seja exterior, em direção ao mundo, seja interior, em relação á nós mesmos.

Quantas vezes deixamos de atingir um objetivo por excesso de autocrítica ou por um auto julgamento impiedoso? Precisamos nos observar com mais humanidade, doçura e condescendência, aceitando nossos próprios erros e fracassos. Tudo o que você precisa é comportar-se consigo mesmo como se comportaria com seu melhor amigo.
Ter uma autoestima saudável não significa ser complacente e não avaliar suas atitudes. Quem se ama incondicionalmente e releva seus defeitos na verdade é apenas um egocêntrico.

01) Reavalie suas crenças sobre si mesmo – Ao longo da vida, ouvimos opiniões dos outros sobre nós mesmos. Algumas permanecem coo crenças capazes de condicionar, de maneira positiva ou negativa, o jeito que nos enxergamos. Esses comentários vindo dos pais, da família e dos amigos – que dizem que somos lentos, bagunceiros, distraídos, preguiçosos ou agitados, por exemplo – acabam se transformando em lentes através das quais vemos o mundo. Procure identificar a origem, reveja e questione cada uma dessas afirmações acumuladas durante a vida. Elas podem estar tolhendo seu crescimento e sua felicidade.

02) Confie em sua Capacidade :- com o reconhecimento de nosso próprio potencial e com confiança em nossa capacidade, podemos construir um mundo melhor. A autoconfiança é essencial. Essa espécie de confiança não é cega; é uma consciência de nosso próprio potencial. A partir dela, os seres humanos podem se transformar por meio do aumento das qualidades positivas e também da redução das qualidades negativas.

03) Enfrente seus Medos e Abra-se para o Novo – uma regra básica para o crescimento emocional é enfrentar o medo. Em vez de dizer isso vai ser difícil. Experimente mudar a frase para isso é um desafio, e eu me pergunto como irei responder a esse desafio. Mudar a classificação de problema para desafio ajuda a mobilizar recursos de maneira completamente diferente. Quando enfrentamos o medo e nos arriscamos, conseguimos ampliar nossos horizontes, desenvolver mais oportunidades, o caminho fica mais fácil, e cresce a confiança;

04) Harmonize a Sua Casa – Cuidar da casa e cercar-se de coisas belas melhora nossa relação com o mundo. Para começar, abra as portas e janelas, deixe a luz e o ar entrarem nos ambientes. Enfeite a casa com flores, e borrife essências cítricas, como limão, tangerina, laranja que trazem alegria. Faça uma boa limpeza, arrume armários, gavetas, doe ou jogue fora tudo o que não serve mais, está quebrado ou fora de uso há muito tempo. Isso faz circular a energia vital, que os chineses chamam de chi.

05) Desenvolva o Bom Humor – Observe-se de forma humorada e aprenda a rir de seus erros. Procure tomar distância dos fatos e acontecimentos e veja a si próprio como se fosse personagem de um filme. Assim você passa a ter uma perspectiva mais relativa de tudo na vida e tanto as vitórias quanto as derrotas já não se tornarão tão importantes. Descubra que nenhum erro é tão grave a ponto de fazê-lo sentir-se diminuído ou inferiorizado.

Compartilhar