Publicado 22/08/2016 11:02:11

Açafrão da terra (ou cúrcuma): um poderoso aliado para a saúde

O Açafrão da Terra (Curcuma longa L.), pertence à família Zingiberácea e é utilizada comercialmente nos mercados de perfumaria, medicinal, têxtil, condimentar e alimentício, como especiaria e tempero culinário. O Açafrão, também conhecido como cúrcuma e ou gengibre amarelo, é uma planta originária da Ásia, pertencente à família do gengibre, cuja raiz dá origem à especiaria de cor amarela intensa. A especiaria é amplamente utilizada como condimento na culinária - principalmente na indiana - e também para dar cor aos alimentos. Entretanto, nem somente de culinária vive o açafrão. Ele é conhecido pelas suas propriedades medicinais, graças à curcumina, nome do pigmento presente nele e que tem ações antioxidantes, anti-inflamatórias, anticarcinogênicas, cicatrizantes e antimicrobianas.

Atualmente, o uso de substancias artificiais em alimentos e produtos alimentícios contribuem para uma maior consumo de substancias xenobióticas (são substâncias estranhas ao sistema biológico humano que pode ser de origem externa: agrotóxicos, aditivos, resíduos de antibióticos usados na produção de carnes ou mesmo de hormônios, ou de origem interna: radicais livres, citocinas etc.) pela população, levando a um comportamento alimentar cada vez mais inflamatório e pró-oxidante. Por isso inclui-la diariamente na alimentação nos protege contra esses fatores, deixando nosso Sistema Imunológico mais forte.

ATIVIDADE ANTI-INFLAMATÓRIA
Grande parte das doenças crônicas é causada por um processo inflamatório, que desempenha papel importante no desenvolvimento do câncer, das doenças cardiovasculares, pulmonares, metabólicas, musculares, neurológicas e psicológicas.
Com a descoberta de substancias presentes na cúrcuma, capazes de inibir esse processo inflamatório ou reduzir, de forma aguda ou crônica, sua utilização é indicada não só em fase aguda, mas como forma de prevenção.

ATIVIDADE ANTIOXIDANTE
Alguns estudos demonstraram que a curcumina promove proteção contra a oxidação da hemoglobina.
Outros autores demonstraram que a curcumina possui atividade protetora contra a peroxidação lipídica que desempenha papel fundamental no desenvolvimento do processo inflamatório, doenças cardíacas e câncer.

ATIVIDADE ANTITUMORAL
Estudos recentes têm demonstrado que a curcumina pode ser utilizada na prevenção de câncer, por suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antiangiogências e antiaterogênicas.
Sendo assim, a curcumina vem sendo considerada um fator quimiopreventivo, atuando não só como agente bloqueador, inibindo a etapa de iniciação da célula cancerígena, mas também como agente supressor, inibindo a proliferação das células malignas durante a progressão das etapas da carcinogênese.

ATIVIDADE CICATRIZANTE E ANTIMICROBIANA
O uso da curcumina acarreta efeitos benéficos na cicatrização por otimizar a formação do colágeno.
Além da sua eficácia em inibir o crescimento de parasitas e bactérias.

ATUAÇÃO NA SENSIBILIDADE À INSULINA
A síndrome metabólica, que engloba fatores como a resistência a insulina, intolerância a glicose, hiperinsulinêmia, aumento da VLDL, diminuição da HDL e hipertensão arterial sistêmica, tem papel importante no desenvolvimento de doenças cardiovasculares em indivíduos obesos.
A resistência insulínica parece ser o gatilho principal para a ocorrência de todos os outros fatores. Estudos demonstraram que a curcumina é capaz de reverter a resistência insulínica no tecido adiposo.

São vários estudos que comprovam os efeitos benéficos do uso da cúrcuma/ açafrão e seus compostos na saúde, tanto para prevenir, como no tratamento de doenças.

Vendo todos esses benefícios, inclua mais o Açafrão no seu dia-a-dia, nos pratos salgados ou doces (com frutas). De preferencia sempre no final da preparação para que a curcumina não perca seu poder antioxidante e seus compostos bioativos. Dica: para aumentar sua biodisponibilidade utilize o Açafrão sempre com a pimenta do reino preta.


Quer ter um Plano Alimentar Individualizado marque sua consulta: 2520-5881!!
Débora Perçu Martins
Nutricionista Clínica e Esportiva Funcional
CRN 03100939

Comentários

Nenhum comentário nesta notícia. Seja o primeiro comentando abaixo!

Comente sobre esta notícia